Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.74868Palavras-chave:
Linguística cognitiva, Histórias em quadrinhos, Português língua de herança, Transdisciplinaridade.Resumo
Este ensaio aborda a transdisciplinaridade propiciada pela Linguística Cognitiva, nomeadamente pelas teorias da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002); categorização e recategorização em L2 (LITTLEMORE, 2015) e Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987), como resposta aos desafios enfrentados em uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem do português como língua de herança na França, mediado pela leitura de histórias em quadrinhos (CALDEIRA, 2021). Graças à conjugação de teorias que conversam com a LC, foi desenvolvida uma metodologia de cristalização de dados, com base no proposto por Richardson (2018), na qual cada elemento do corpus atuou como uma das facetas presentes na coconstrução dos entendimentos gerados na pesquisa.
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