Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo

Autores

  • Brízzida Caldeira Universidade Aix-Marseille

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.74868

Palavras-chave:

Linguística cognitiva, Histórias em quadrinhos, Português língua de herança, Transdisciplinaridade.

Resumo

Este ensaio aborda a transdisciplinaridade propiciada pela Linguística Cognitiva, nomeadamente pelas teorias da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002); categorização e recategorização em L2 (LITTLEMORE, 2015) e Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987), como resposta aos desafios enfrentados em uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem do português como língua de herança na França, mediado pela leitura de histórias em quadrinhos (CALDEIRA, 2021). Graças à conjugação de teorias que conversam com a LC, foi desenvolvida uma metodologia de cristalização de dados, com base no proposto por Richardson (2018), na qual cada elemento do corpus atuou como uma das facetas presentes na coconstrução dos entendimentos gerados na pesquisa.

Biografia do Autor

Brízzida Caldeira, Universidade Aix-Marseille

É professora na área de ensino-aprendizagem de Português como Língua não Materna (PL- NM) da Universidade Aix-Marseille. Possui doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) assim como licenciatura em português-francês pela mesma universidade. Atuou na Universidade de Rennes 2. Seus interes- ses de pesquisa incluem o desenvolvimento linguístico de falantes de PLNM, principalmente os falantes de herança, e seu ensino-aprendizagem sob uma perspectiva transdisciplinar, com base na Linguística Cognitiva.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Caldeira, B. (2023). Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(59), 404–421. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.74868