Metáforas e o conceito de ideologia nos discursos presidenciais de Jair Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.71279

Palavras-chave:

Metáfora conceptual, Discurso político, Moralidade, Jair Bolsonaro.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar, qualitativa e quantitativamente, a construção de sentido do conceito ideologia nos discursos presidenciais do primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro à luz da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JONHSON, 1980; MUSOLFF, 2004, 2016; GOATLY, 2007; SARDINHA, 2007). Para tal, lança-se mão da Análise Crítica da Metáfora (CHARTERIS-BLACK, 2004) e dos modelos morais propostos por Lakoff e Johnson (1999) e Lakoff (2002) para compreender qual visão de mundo – ideologia – motiva, no discurso político, a emergência de metáforas conceptuais. Para realizar tal investigação, recolheram-se os discursos proferidos pelo presidente da república disponibilizados no site do Palácio do Planalto para encontrar trechos nos quais os itens lexicais <esquerda>, <socialismo>, <comunismo>, <vermelho> e <ideologia> ocorressem. Os resultados mostram a presença das metáforas conceptuais ideologia é sujeira, ideologia é invasor, ideologia é par romântico e ideologia é ladrão, as quais foram motivadas pelo modelo moral do pai severo.

Biografia do Autor

Vitor Fernandes Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É professor da educação básica na rede privada do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Lin- guística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nessa mesma instituição, fez iniciação científica no grupo Discurso & Gramática. Seus interesses de pesquisa centram-se na Linguística Cognitiva em contextos de discurso, semântica cognitiva e teoria da metáfora conceptual.

Fernanda Carneiro Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É professora adjunta de Graduação e Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Fe- deral Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Seus interesses de pesquisa incluem contextos de ensino de língua, lé- xico, semântica cognitiva e teoria da metáfora conceptual sob as lentes da Linguística Cognitiva.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Gonçalves, V. F., & Cavalcanti, F. C. (2023). Metáforas e o conceito de ideologia nos discursos presidenciais de Jair Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(59), 302–317. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.71279