Metáforas e o conceito de ideologia nos discursos presidenciais de Jair Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.71279Palavras-chave:
Metáfora conceptual, Discurso político, Moralidade, Jair Bolsonaro.Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar, qualitativa e quantitativamente, a construção de sentido do conceito ideologia nos discursos presidenciais do primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro à luz da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JONHSON, 1980; MUSOLFF, 2004, 2016; GOATLY, 2007; SARDINHA, 2007). Para tal, lança-se mão da Análise Crítica da Metáfora (CHARTERIS-BLACK, 2004) e dos modelos morais propostos por Lakoff e Johnson (1999) e Lakoff (2002) para compreender qual visão de mundo – ideologia – motiva, no discurso político, a emergência de metáforas conceptuais. Para realizar tal investigação, recolheram-se os discursos proferidos pelo presidente da república disponibilizados no site do Palácio do Planalto para encontrar trechos nos quais os itens lexicais <esquerda>, <socialismo>, <comunismo>, <vermelho> e <ideologia> ocorressem. Os resultados mostram a presença das metáforas conceptuais ideologia é sujeira, ideologia é invasor, ideologia é par romântico e ideologia é ladrão, as quais foram motivadas pelo modelo moral do pai severo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.