Uma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39213Palavras-chave:
Formação docente, interação em AVA, comportamentos enunciativos.Resumo
Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.