Estratégias argumentativas no webjornalismo: um estudo semiolinguístico de um editorial do site Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39209Palavras-chave:
Discurso, Argumentação, Semiolinguística, Webjornalismo.Resumo
Esta pesquisa pretende abordar, sob o ponto de vista da Teoria Semiolinguística, corrente teórico-metodológica formulada por Patrick Charaudeau, as estratégias discursivas contidas em um editorial que evoca a carência habitacional brasileira, publicado no webjornal Folha de S. Paulo, em 2018. Ademais, este artigo busca investigar as formas como o enunciador se posiciona perante os interlocutores, explorando a tríade fundamentada na relação entre sujeito argumentante, proposta sobre o mundo e sujeito-alvo (CHARAUDEAU, 2016). Mediante as observações efetuadas, destaca-se que a construção da fala do locutor, a partir do modo de organização argumentativo, implica a composição de sua imagem no discurso (AMOSSY, 2005).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.