“Batendo papo online” e aprendendo inglês: o whatsapp como ferramenta para o desenvolvimento da habilidade comunicativa em inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39208Palavras-chave:
Aprendizado de Línguas. Teoria Sociocultural. WhatsApp.Resumo
Este artigo origina-se de uma dissertação de mestrado2 em que se investigou o uso do WhatsApp, uma ferramenta comunicacional largamente utilizada na sociedade, para a promoção de diálogos espontâneos entre aprendizes de inglês como língua estrangeira (LE). Dentro de uma perspectiva sociocultural e considerando-se que a aprendizagem se dá através da mediação de artefatos socioculturais e na interação com outros sujeitos (VYGOTSKY, 1978), buscou-se compreender como se dá a mediação da aprendizagem quando os estudantes dialogam com seus pares na ferramenta de chat. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a produção dos aprendizes de inglês no decorrer das conversas na LE no WhatsApp, buscando compreender como se organizavam as interações através do aplicativo e de que forma elas poderiam contribuir para o aprendizado da LE. O resultado demonstrou que os aprendizes, durante a troca de mensagens com seus colegas e com a professora, testavam hipóteses, percebiam lacunas em seu conhecimento e engajavam-se em análises metalinguísticas (SWAIN, 1985, 1995, 2005). Além disso, através da interação, foi possível perceber que os colegas apoiavam uns aos outros e buscavam formas de expandir o conhecimento e manterem-se no diálogo, seja através da pesquisa de palavras em dicionários, seja apoiando-se na primeira língua, o que permitiu aos estudantes manterem-se engajados nas conversas e tanto pedir, quanto oferecer, apoio no processo de produção e aprendizagem da LE.
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