Concepções de letramento subjacentes em um material didático de Português Língua de Acolhimento (PLAc)
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33979Palavras-chave:
Letramento, Material Didático, Português como Língua de Acolhimento.Resumo
Tendo em vista a necessidade de se aprimorar o ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), neste trabalho analisamos os conceitos de leitura e de escrita subjacentes às tarefas e atividades da apostila Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMADO, 2017), pensando em como os alunos são preparados para o uso social da escrita e da leitura por meio deste material didático. Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos da apostila, como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas que guiam o trabalho com o texto, a partir das orientações trazidas em Bulla, Lemos e Schlatter (2012). Foi possível identificar, por meio do enfoque em uma das unidades didáticas, tarefas alinhadas ao modelo de letramento autônomo, bem como outras alinhadas ao modelo de letramento ideológico (KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), resultados que sublinham os pontos positivos do material didático, além de indicarem aspectos a serem potencializados por meio de reformulações de atividades e criação de tarefas didáticas. A partir da leitura crítica deste material didático, ressaltamos a importância de apostilas de PLAc virem acompanhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto, além de promover um ensino de língua com vistas à participação cidadã dos imigrantes deslocados forçados.
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