PODE A ENUNCIAÇÃO CONTRIBUIR PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA?
Palavras-chave:
Gramática, Enunciação, Ensino, Língua Portuguesa.Resumo
O artigo discute como o conceito de gramática pode ser pensado do ponto de vista da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, reunida nos Problemas de Linguística Geral, volumes I e II. Para tanto, propõe pequena revisão das diferentes acepções que o termo gramática tem assumido ao longo dos estudos linguísticos brasileiros. O texto finaliza com algumas considerações acerca da relevância da proposta de uma Gramática da Enunciação para o ensino de língua materna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.