IDENTIDADE MORFOLÓGICA, CONSERVAÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICAS: SOBRE SAUSSURE E CULIOLI
Palavras-chave:
variação linguística, mudança fonética, analogia, língua, fala.Resumo
Este texto busca evidenciar um aspecto da reflexão saussuriana e ver, em linhas gerais, seus desdobramentos na teoria enunciativa de A. Culioli: a paradoxal relação entre conservação e variação linguísticas. Para desenvolvê-la, utiliza-se uma metodologia teórico-conceitual que parte da consideração heurística do diálogo sobre o tema ocorrido entre C. Normand e A. Culioli (CULIOLI, NORMAND, 2005). Em seguida, busca-se ancoragem nas análises saussurianas acerca da analogia e das mudanças fonéticas para propor o entendimento segundo o qual a regularidade da ordem da língua sustenta uma perspectiva de mudança no uso que é feito dela. A conclusão sugere ampliar o debate de forma a incluir o falante como formulação teórica essencial nos movimentos de conservação e mudança linguísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.