CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

2023-08-08

A revista Matraga, da Pós-Graduação em Letras da UERJ, está recebendo artigos e resenhas para os próximos números, aceitando textos em português, inglês, espanhol e francês. Os artigos são submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação da revista.

Confira a seguir chamadas completas. As submissões são online.

----------------------

MATRAGA 69

Será dedicado aos Estudos Literários, com o tema Literatura e Justiça Social.

EMENTA

Nas últimas décadas, a academia tem cada vez mais destacado a interseção entre os estudos literários e a justiça social. Das reflexões de Gayatri Chakravorty Spivak sobre a responsabilidade ética do crítico (An Aesthetic Education in the Era of Globalization, 2012) à defesa de Martha Nussbaum da literatura como recurso para a imaginação democrática (Poetic Justice: The Literary Imagination and Public Life, 1995), críticos têm demonstrado como a narrativa e a forma podem reconfigurar o pensamento político e o engajamento cívico. A literatura há muito se constitui como um espaço no qual a desigualdade, a resistência e a agência coletiva são representadas, contestadas e reimaginadas.
Este dossiê da Matraga convida contribuições que investiguem a literatura como catalisadora de justiça social, em sentido amplo. São bem-vindos artigos que articulem leituras cerradas com abordagens críticas e teóricas, bem como trabalhos interdisciplinares que conectem os estudos literários ao direito, à história, à filosofia, à sociologia e aos estudos culturais.
Possíveis temas incluem, mas não se limitam a:

  • Literatura e direitos humanos (Joseph R. Slaughter, Human Rights, Inc., 2007)
  • Narrativas de migração, deslocamento e asilo (Ato Quayson, Calibrations: Reading for the Social, 2003; Yumna Siddiqi, Anxieties of Empire and the Fiction of Intrigue, 2008)
  • Gênero, sexualidade e interseccionalidade em textos literários (Kimberlé Crenshaw, “Mapping the Margins,” 1991; Judith Butler, Undoing Gender, 2004)
  • Ecocrítica, estudos pós-coloniais e justiça ambiental (Rob Nixon, Slow Violence and the Environmentalism of the Poor, 2011)
  • Literatura, carceralidade, protesto e pensamento abolicionista (Angela Y. Davis, Are Prisons Obsolete?, 2003; Dylan Rodríguez, Forced Passages, 2006)
  • Abordagens pedagógicas para o ensino de literatura e justiça social (Paulo Freire, Pedagogia do oprimido, 1968; bell hooks, Teaching to Transgress, 1994)

EDITORES:
Marcela Santos Brigida (UERJ) e Akanksha Mehta (Goldsmiths, University of London)

CRONOGRAMA:
Submissão de artigos e resenhas: até 30/03/2026
Publicação: setembro de 2026

----------------------

MATRAGA 68

Será dedicado aos Estudos Linguístico, com o tema Interfaces entre ensino de Português Língua Estrangeira, Estudos da Tradução e Interculturalidade.

EMENTA

Ao revisitar o percurso histórico das metodologias e abordagens de ensino de línguas estrangeiras, observa-se que a tradução desempenhou diferentes papéis: ora como método central de ensino, ora como ferramenta pedagógica complementar, ora ainda como estratégia considerada incompatível com determinados objetivos didáticos. Essas perspectivas vêm sendo reavaliadas, especialmente a partir do reconhecimento dos Estudos da Tradução como área autônoma cujas contribuições têm se mostrado relevantes tanto para o ensino de línguas quanto para a formação de professores. O Português como língua estrangeira moderna, por sua vez, consolidou-se como área de pesquisa e ensino, ampliando progressivamente seus estudos descritivos e aplicados à didática. Tem-se revelado particularmente importante para a área de Português Língua Estrangeira o aprofundamento do diálogo entre descrição (linguística) e ensino (práticas pedagógicas), levando em consideração as especificidades do público-alvo, a formação docente e as múltiplas questões linguístico-discursivas envolvidas. A 68ª edição da Matraga será dedicada exclusivamente ao ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e suas interfaces com os Estudos da Tradução e os estudos sobre interculturalidade. Serão especialmente bem-vindos trabalhos atualizados que representem avanços teóricos e práticos nessas interações. Buscam-se estudos que apresentem consistência teórico-metodológica e que se insiram prioritariamente — embora não exclusivamente —, nos seguintes eixos temáticos:

  • A tradução como ferramenta pedagógica no ensino de PLE;
  • Tradução intersemiótica e ensino de PLE;
  • Contribuições dos Estudos da Tradução para a descrição e o ensino de PLE;
  • Tradução e interculturalidade em materiais didáticos de PLE;
  • Contribuições dos Estudos da Tradução para o tratamento de aspectos léxico- semânticos e interculturais no ensino PLE.

EDITORES:
Alexandre do Amaral Ribeiro (UERJ) e Lívia Assunção Cecílio (Università degli Studi di Firenze - UniFI)

CRONOGRAMA:
Submissão de artigos e resenhas: [até 31/10/2025] - prorrogado até 15/11/2025
Publicação: maio de 2026

----------------------

MATRAGA 67

Será dedicado aos Estudos Linguísticos e aos Estudos Literários, com tema livre.

EMENTA
Acolhem-se artigos inéditos e resenhas nos campos dos estudos literários e linguísticos.

EDITORES:
Patrícia Marouvo (UERJ) e Julia Scamparini (UERJ)

CRONOGRAMA:
Submissão de artigos e resenhas: [até 30/06/2025] - submissões encerradas
Publicação: janeiro de 2026

----------------------

Os artigos não devem exceder 25 páginas.
As resenhas não devem exceder 8 páginas.
Consulte as normas para a publicação nas orientações aos autores, que contém um tutorial passo a passo para submissão online.