60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Lucas Pedretti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2024.88925

Palavras-chave:

Entrevista, Lucas Pedretti, Ditadura Civil-Militar Brasileira

Resumo

Lucas Pedretti, pesquisador e professor de História, reflete sobre os 60 anos do golpe de 1964, criticando a decisão do governo Lula de não realizar eventos oficiais para celebrar a data. Ele destaca a frustração da sociedade civil e acadêmica, que promoveu mais de 110 eventos de rememoração crítica. Pedretti observa a evolução historiográfica, que agora inclui grupos antes marginalizados, como favelados, indígenas e LBTQIA+. Ele avalia a situação dos arquivos da ditadura no Brasil, ressaltando a necessidade de conservação e maior acesso, especialmente aos acervos das polícias e empresas que também guardam importantes informações sobre as violências do regime. Sobre a Justiça de Transição, ele aponta que as iniciativas têm sido lentas e limitadas, com desafios de responsabilização e reconhecimento das vítimas. O desmonte das políticas de memória durante os governos de Bolsonaro refletiu um retrocesso alarmante. Pedretti discute a militarização atual, afirmando que a repressão estatal persiste, principalmente contra a população negra e periférica, enquanto a ascensão da extrema-direita tem ameaçado o pacto social estabelecido pós-ditadura. Ele conclui que é vital reavaliar a democracia e garantir a justiça social para evitar os erros do passado.

Biografia do Autor

Lucas Pedretti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador em Estágio de Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio d Janeiro. Doutor em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em História Social da Cultura e graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do Ensino Básico da Prefeitura Municipal de Maricá (RJ).

Referências

PEDRETTI, Lucas. A transição inacabada: violência de Estado e direitos humanos na redemocratização. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

PEDRETTI, Lucas. Dançando na mira da ditadura: bailes soul e violência contra a população negra nos anos 1970. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Pedretti, L. (2024). 60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Lucas Pedretti. Revista Maracanan, (37), 65–72. https://doi.org/10.12957/revmar.2024.88925