Educação dos corpos e diversões suburbanas:

experiências no bairro de Campo Grande-RJ (1924-1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2025.84630

Palavras-chave:

Subúrbios, Campo Grande, Diversões

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as estratégias de organização das sociedades recreativas de Campo Grande, entre os anos de 1924 e 1940, procurando compreender não só as redes de sociabilidade formadas ao seu redor, como também o conjunto de experiências constituídas por esses sujeitos sociais. Utilizamos como fontes revistas e jornais consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Quanto ao recorte temporal adotado (1924 e 1940), levamos em consideração dois temas: a organização dessas agremiações e as experiências constituídas ao redor deles. Por fim, acreditamos que a multiplicidade de diversões contribuiu para o desenvolvimento de novos parâmetros culturais do bairro, que teve na diversidade dos usos sociais do tempo um indicador importante na adesão a ideais de civilização e progresso.

Biografia do Autor

Nei Jorge dos Santos Junior, Centro Universitário Serra dos Órgãos; Centro Universitário Maurício de Nassau

Professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos e do Centro Universitário Maurício de Nassau. Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

dos Santos Junior, N. J. (2025). Educação dos corpos e diversões suburbanas:: experiências no bairro de Campo Grande-RJ (1924-1940). Revista Maracanan, (39), 1–18. https://doi.org/10.12957/revmar.2025.84630

Edição

Seção

Artigos