História Cultural e Arte:

do flerte inocente à relação estável (Warburg e Benjamin)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2025.84517

Palavras-chave:

História Cultural, História da Arte, Aby Warburg, Walter Benjamin

Resumo

Este artigo aborda a relação entre História Cultural e Arte, destacando as visões de Aby Warburg e Walter Benjamin. Inicialmente se constrói uma visão panorâmica da História Cultural como campo de conhecimento a partir do século XIX, mostrando as filiações teóricas de Warburg e Benjamin a partir de Jacob Burckhardt, Heinrich Wölfflin e Aloïs Riegl, para depois abordar como os principais conceitos warbuguianos e benjaminianos se complementam e contrapõem, para depois destacar a concepção de História Cultural no pensamento de Walter Benjamin, que a mostra como um campo de luta e ruptura, onde a Arte é profundamente afetada pela tecnologia e pela cultura de massa. Essa visão desestabiliza quadros conceituais do presente, abrindo novas possibilidades para o futuro ao enfrentar a fragmentação e a incompletude do passado. Assim, a concepção benjaminiana desafia e expande os limites da História Cultural tradicional, mostrando-se vital para a compreensão da realidade contemporânea.

Biografia do Autor

Carla Mary da Silva Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História. Doutora e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em História e em Tradução pela da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg and the Nameless Science. In: Potentialities: collected essays in Philosophy. Organização, tradução e introdução de Daniel Heller-Roazen. Stanford: Stanford University Press, 1999.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Trágico Alemão. Edição e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BENJAMIN, Walter. Eduard Fuchs, colecionador e historiador. In: O anjo da História. Organização e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. Introdução de Peter Burke; Tradução de Sergio Tallaroli. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.

CANTINHO, Maria João. Aby Warburg e Walter Benjamin: a legibilidade da memória. História Revista, v. 21, n. 2, p. 24-38, maio-ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v21i2.43380.

CAYGILL, Howard. Walter Benjamin’s concept of cultural History. In: FERRIS, David S. (Org.). The Cambridge companion to Walter Benjamin. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: how to carry the World on one’s back? Catálogo de exposição. Madrid: Museo Reina Sofia, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

HOLLY, Michael Ann. Panofsky and the foundations of Art History. Ithaca; London: Cornell University Press, 1984.

JUSTEN, Djulia. Gesto entre imagem e palavra: Walter Benjamin com Aby Warburg. Scripta Alumni, v. 15, p. 174-185, 2016. DOI: https://doi.org/10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n15p174-185.

KERN, Daniela Pinheiro Machado. Hanna Levy e a história da arte brasileira como problema. Anais do [...]. Encontro de História da Arte, X. Campinas: Unicamp, 2014.

NAKAMUTA, Adriana Sanajotti. Hanna Levy: ensino e pesquisa em História da Arte no SPHAN (1937-1948). In: NAKAMUTA, Adriana Sanajotti (Org.). Hanna Levy no SPHAN: História da Arte e Patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/DAF/Copedoc, 2010.

NEWMAN, Jane O. Benjamin’s Library: Modernity, Nation and the Baroque. Ithaca: Cornell University Press; Signale, 2011.

RAMPLEY, Matthew. Archives of Memory: Waiter Benjamin’s Arcades Project and Aby Warburg’s Mnemosyne Atlas. In: COLES, Alex (Org.). The Optic of Walter Benjamin. Vol. 3: de-, dis-, ex-. London: Black Dog, 1999.

RAMPLEY, Matthew. The Influence of Walter Benjamin on Aby Warburg. Palestra apresentada em: Warburg, Benjamin and Kulturwissenschaft. Warburg Institute, Londres, 14 jun. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/4887590/The_Influence_of_Walter_Benjamin_on_Aby_Warburg. Acesso em: 27 dez. 2024.

REINALDO, Gabriela; REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento. E-compós, v. 22, p. 1-20, jan.-dez. 2019. DOI: https://doi.org/110.30962/ec.181.

RIEGL, Aloïs. Questions de style: fondements d’une histoire de l’ornementation. Prefácio de Hubert Damisch. Tradução de Henri-Alexis Baatsch e Françoise Rolland. Paris: Hazan, 2002.

SERGIO, Matilde. Aby Warburg, Walter Benjamin, and the Memory of Images. La Rivista di Engramma, n. 191, p. 107-142, abr.-maio 2022. DOI: https://doi.org/10.25432/1826-901X/2022.191.0011.

TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. História da Historiografia, Ouro Preto, UFOP, n. 5, p. 134-147, set. 2010, DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i5.171.

WARBURG, Aby. A antiga profecia pagã em palavras e imagens nos tempos de Lutero (1920). In: A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais de História da Arte: o problema da evolução dos estilos na Arte mais recente. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

da Silva Oliveira, C. M. (2025). História Cultural e Arte:: do flerte inocente à relação estável (Warburg e Benjamin). Revista Maracanan, (38), 1–17. https://doi.org/10.12957/revmar.2025.84517

Edição

Seção

Artigos