História Cultural e Arte:
do flerte inocente à relação estável (Warburg e Benjamin)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2025.84517Palavras-chave:
História Cultural, História da Arte, Aby Warburg, Walter BenjaminResumo
Este artigo aborda a relação entre História Cultural e Arte, destacando as visões de Aby Warburg e Walter Benjamin. Inicialmente se constrói uma visão panorâmica da História Cultural como campo de conhecimento a partir do século XIX, mostrando as filiações teóricas de Warburg e Benjamin a partir de Jacob Burckhardt, Heinrich Wölfflin e Aloïs Riegl, para depois abordar como os principais conceitos warbuguianos e benjaminianos se complementam e contrapõem, para depois destacar a concepção de História Cultural no pensamento de Walter Benjamin, que a mostra como um campo de luta e ruptura, onde a Arte é profundamente afetada pela tecnologia e pela cultura de massa. Essa visão desestabiliza quadros conceituais do presente, abrindo novas possibilidades para o futuro ao enfrentar a fragmentação e a incompletude do passado. Assim, a concepção benjaminiana desafia e expande os limites da História Cultural tradicional, mostrando-se vital para a compreensão da realidade contemporânea.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg and the Nameless Science. In: Potentialities: collected essays in Philosophy. Organização, tradução e introdução de Daniel Heller-Roazen. Stanford: Stanford University Press, 1999.
BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Trágico Alemão. Edição e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BENJAMIN, Walter. Eduard Fuchs, colecionador e historiador. In: O anjo da História. Organização e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. Introdução de Peter Burke; Tradução de Sergio Tallaroli. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.
CANTINHO, Maria João. Aby Warburg e Walter Benjamin: a legibilidade da memória. História Revista, v. 21, n. 2, p. 24-38, maio-ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v21i2.43380.
CAYGILL, Howard. Walter Benjamin’s concept of cultural History. In: FERRIS, David S. (Org.). The Cambridge companion to Walter Benjamin. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: how to carry the World on one’s back? Catálogo de exposição. Madrid: Museo Reina Sofia, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
HOLLY, Michael Ann. Panofsky and the foundations of Art History. Ithaca; London: Cornell University Press, 1984.
JUSTEN, Djulia. Gesto entre imagem e palavra: Walter Benjamin com Aby Warburg. Scripta Alumni, v. 15, p. 174-185, 2016. DOI: https://doi.org/10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n15p174-185.
KERN, Daniela Pinheiro Machado. Hanna Levy e a história da arte brasileira como problema. Anais do [...]. Encontro de História da Arte, X. Campinas: Unicamp, 2014.
NAKAMUTA, Adriana Sanajotti. Hanna Levy: ensino e pesquisa em História da Arte no SPHAN (1937-1948). In: NAKAMUTA, Adriana Sanajotti (Org.). Hanna Levy no SPHAN: História da Arte e Patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/DAF/Copedoc, 2010.
NEWMAN, Jane O. Benjamin’s Library: Modernity, Nation and the Baroque. Ithaca: Cornell University Press; Signale, 2011.
RAMPLEY, Matthew. Archives of Memory: Waiter Benjamin’s Arcades Project and Aby Warburg’s Mnemosyne Atlas. In: COLES, Alex (Org.). The Optic of Walter Benjamin. Vol. 3: de-, dis-, ex-. London: Black Dog, 1999.
RAMPLEY, Matthew. The Influence of Walter Benjamin on Aby Warburg. Palestra apresentada em: Warburg, Benjamin and Kulturwissenschaft. Warburg Institute, Londres, 14 jun. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/4887590/The_Influence_of_Walter_Benjamin_on_Aby_Warburg. Acesso em: 27 dez. 2024.
REINALDO, Gabriela; REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento. E-compós, v. 22, p. 1-20, jan.-dez. 2019. DOI: https://doi.org/110.30962/ec.181.
RIEGL, Aloïs. Questions de style: fondements d’une histoire de l’ornementation. Prefácio de Hubert Damisch. Tradução de Henri-Alexis Baatsch e Françoise Rolland. Paris: Hazan, 2002.
SERGIO, Matilde. Aby Warburg, Walter Benjamin, and the Memory of Images. La Rivista di Engramma, n. 191, p. 107-142, abr.-maio 2022. DOI: https://doi.org/10.25432/1826-901X/2022.191.0011.
TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. História da Historiografia, Ouro Preto, UFOP, n. 5, p. 134-147, set. 2010, DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i5.171.
WARBURG, Aby. A antiga profecia pagã em palavras e imagens nos tempos de Lutero (1920). In: A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais de História da Arte: o problema da evolução dos estilos na Arte mais recente. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Mary da Silva Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.