Récits d’Ellis Island:
uma fabulação na ilha das lágrimas
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2024.84387Palavras-chave:
Documentário, Fabulação, Georges Perec, Robert Bober, Ilha ElisResumo
O objetivo do presente trabalho é analisar a pertinência dos conceitos de Gilles Deleuze de “potência do falso” e de “fabulação”, tal como elaborados em sua obra Imagem-tempo: cinema II, para abordar a primeira parte do documentário Récits d’Ellis Island (Relatos d’Ellis Island) de Robert Bober e Georges Perec, realizado entre 1978 e 1980. A primeira parte do documentário, intitulada Traces (Rastros) evoca a chegada a Ellis Island de cerca de dezesseis milhões de emigrantes provenientes da Europa, de 1892 a 1954. O propósito central da análise é verificar em que medida, a partir dos procedimentos cinematográficos empregados pelos autores, o questionamento das fronteiras entre verdade e fabulação permitem caracterizar o documentário como um filme político.
Referências
ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados. Disponível em: https://www.acnur.org/br/sobre-o-acnur/dados-sobre-refugio-no-brasil-e-no-mundo. Acesso em: out. 2024.
BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
BEUCHOT, P., BOBER, R., CAILLAT, F. et al. Filmer le passé dans le cinema documentaire. Paris: L’Harmattan, 2003.
CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo: Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.
GENETTE, Gerard. Palimpsestos, a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.
GOODY, Jack. A lógica da escrita e a organização da sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
HECK, Maryline (Org.) Cahiers Georges Perec 11. Bordeaux: Le Castor Astral, 2011.
HECK, Maryline. Pour um Perec politique. In: REGGIANI, C. (Org.) Relire Perec. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2017. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pur.176224.
NEEFS, J.; DIDIER, B. Penser, Classer, Écrire: de Pascal à Perec. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 1990.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
PEREC, Georges. En dialogue avec l’époque. Paris: Joseph K, 2012.
PEREC, Georges. Penser / Classer. Paris: Les Éditions du Seuil, 2003.
PEREC, Georges. RIBIÈRE, M.; BERTELLI, D. (Org.). Entretiens et Conférences. Nantes: Joseph K, 2003.
VIEGAS, Suzana. Intercessores e autores no Cinema segundo Gilles Deleuze. Revista de História da Arte, Lisboa, Universidade NOVA de Lisboa, n. 12, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.