Horror e humor nas favelas cariocas:
o debate sobre violência urbana no Rio de Janeiro em dois curtas metragens de 1994
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2025.84369Palavras-chave:
Cinema Brasileiro, Curtas-Metragens, Violência, Horror, HumorResumo
Este artigo discute as estratégias de elaboração narrativa em dois curtas-metragens sobre violência nas favelas cariocas, realizados no Brasil em 1994. O primeiro filme é Túnel, dirigido por Bruno Kennedy e Mayra Jucá, que elabora uma crítica nonsense à forma como a violência é explorada enquanto um elemento do consumo televisivo. O segundo é Geraldo Voador, de Bruno Vianna, que mostra a infância roubada de um menino negro que vive numa favela. Em ambos os filmes, a banalização da violência, do uso de armas de fogo, das mortes fáceis, ironiza o necropoder que demarca as favelas como “zonas” nas quais o livre direito ao assassinato está consagrado. Além disso, cada um dos filmes, a seu modo, problematiza a espetacularização midiática dessa violência, transformando-a em personagem, e tensiona a linguagem fílmica por meio de uma mistura entre elementos de horror e de humor.
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