O balir de Trujillo:
representações de violências e descivilizações durante a ditadura dominicana no filme O ditador (2005)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2024.84304Palavras-chave:
História e Cinema, Representação, Ditadura, Processo DescivilizadorResumo
Dentre as múltiplas relações entre cinema e história destaca-se a possibilidade de filmes serem tomados enquanto representações históricas. Nesse sentido, o presente artigo pretende elucidar as representações de violências perpetradas durante a ditadura na República Dominicana entre os anos de 1930 a 1961, período em que governou Rafael Leónidas Trujillo Molina, presentes no filme O ditador (2005), dirigido por Luis Llosa. Como em diversos países latino-americanos, o regime ditatorial dominicano instaurado por Trujillo, o “Bode”, foi caracterizado por corrupção, violações dos Direitos Humanos e violentos métodos de repressão, cometidos não só pelo Estado, como também pelo próprio ditador. Dessa forma, esse artigo vale-se de pressupostos teóricos e metodológicos referentes a
pesquisa historiográfica com fontes fílmicas, bem como das perspectivas sociológicas e históricas de Norbert Elias, cujos constructos são capazes de clarear questões sobre violência, poder, regimes autoritários e a relação entre processos civilizadores e descivilizadores. Portanto, as representações do “balir” de Trujillo, ecoado através do culto estabelecido em torno de sua personalidade e de seus crimes, serão investigadas e analisadas na película de Llosa, tomada como fonte e forma de representação histórica.
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