A face silenciada atrás de Shoah (Claude Lanzmann, 1985)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2024.84271Palavras-chave:
Holocausto, Testemunhos Audiovisuais, Shoah (1985)Resumo
O trabalho busca seguir a senda do filme de Catherine Hebert, Ziva Postec, La monteuse derrière le film Shoah (2018), que apresenta a obra da montadora Ziva Postec, figura essencial no filme de Lanzmann, e apagada da historiografia (pelo cineasta, pela cultura da memória masculina da Shoah). O filme de Hébert, estruturado a partir de depoimentos da própria cineasta e montadora, detalha os procedimentos criativos e sua importância na organização do material de mais de 220 horas de entrevistas e gravações de lugares, além do apagamento perpetrado pelo próprio Lanzmann, que negligenciou Postec depois da estreia do filme. O filme sobre Postec, e outros os Arquivos do Holocausto, exemplificam a discrepância entre a evidenciação de rostos masculinos e a história dos testemunhos do Holocausto, postos a prova nos estudos decoloniais e memorialísticos sobre a Shoah.
Referências
ALTERMAN, Aline. Rostros de Shoah, la película de Claude Lanzmann. Buenos Aires: Prometeo, 2018.
ASSMAN, Aleida. Espaço da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
AZOULAY, Ariella Aïsha. História Potencial. São Paulo: Ubu, 2024.
BAER, Alejandro. El Testimonio Audiovisual. Imagen y memoria del Holocausto. Madrid: CIS, 2005.
CAZENAVE, Jennifer. An Archive of the Catastrophe: the unused footage of Claude Lanzmann’s Shoah. New York: State University of New York Press, 2019.
DE DUVE, Thierry. ‘A arte diante do mal radical’. Ars, v. 7, n. 13, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3062. Acesso em: 11 jun. 2020.
EZQUIAGA, Miguel. Ziva Postec, la desconocida montadora que dedicó seis años a editar el gran documental del Holocausto. El Pais (Site). Publicado em: 24 dez. 2021. Disponível em https://elpais.com/cultura/2021-12-24/ziva-postec-la-desconocida-montadora-que-dedico-seis-anos-a-editar-el-gran-documental-del-holocausto.html. Acesso em: mar. 2024.
FINKELSTEIN, Norman. The Holocaust Industry. New York: Verso Books, 2000.
FRIEDLANDER, Saul. Proibing the Limits of Representation: Nazism and the Final Solution. Londres: Harvard University Press, 1992.
GALINDO, María. No Se Puede Descolonizar Sin Despatriarcalizar: teoría e propuesta de la despatriarcalización. Mujeres Creando, 2013.
HILBERG, Raul. La Destrucción de los Judíos Europeos. Madrid: Akal, 2005.
HILBERG, Raul. La Politique de la Mémoire. Paris: Gallimard, 1996.
HIRSH, Marianne. The Generation of Postmemory. Writing and Visual Culture After the Holocaust. New York: Columbia University Press, 2012.
HIRSH, Marianne; SPITZER, Leo. ‘Gendered Translations. Claude Lanzsmann’s Shoah. In: COOKE, Miriam, WOOLLACOTT, Angela (Orgs.). Gendering War Talk. New Jersey: Princeton University Press, 1993. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400863235.3.
HUYSSEN, Andreas. ‘Os direitos humanos internacionais e a política da memória: limites e desafios’. In: Culturas do passado-presente: modernismo, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2014.
LANZMANN, Claude. La Liebre de la Patagonia. Barcelona: Seix Barral, 2011.
LE BRETON, David. Rostos. Petrópolis: Vozes, 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. Lisboa: Edições 70, 2010.
LOSILLA, C. El Ultimo de los Injustos. Caiman Cuadernos de Cine, v. 74, n. 23, enero 2014.
MBEMBE, Achille. The society of Enmity. Radical Philosophy, n. 200, nov.-dec. 2016.
PENA, Javier. Constelación Shoah. Caiman Cuadernos de Cine, v. 74, n. 23, enero 2014.
ROLLET, Sylvie. Una ética de la Mirada. El cine frente a la catástrofe, desde Alain Resnais a Rithy Panh. Buenos Aires: Prometeo, 2019.
ROTHBERG, Michael. Traumatic Realism: The Demands of Holocaust Representation. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. ¿Qué Espera de mí esa Foto¿ La Perpetrator Image de Bophana y su Contracampo. Iconografías del Genocídio Camboyano. Revista Aniki, v. 2, n. 2, 2015.
SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. Miradas Criminales, Ojos de Víctima: Imágenes de la Aflicción en Camboya. Buenos Aires: Prometeo, 2017.
SANYAL, Debarati. The Gender of Testimony. Ruth Elias and the Challenge to Lanzmann’s Paradigm of Witnessing. In: MCGLOTHLIN, Erin, PRAGER, Brad, ZISSELSBERGER, Markus (Orgs.). The Construction of Testimony Lanzmann’s Shoah and Its Outtakes. Detroit: Wayne State University Press, 2020.
SELIGMAN-SILVA, Márcio. Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000.
SELIGMAN-SILVA, Márcio. A Virada Testemunhal e Decolonial do Saber Histórico. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.
SHENKER, Noah. Reframing Holocaust Testimony. Bloomington: Indiana University Press, 2015.
SUCASAS, Alberto. El campo fuera de campo. Cine y pensamiento en Claude Lanzmann. Valencia: Shangrila, 2018.
SUCASAS, Alberto. Claude Lanzmann. Madrid: Cátedra, 2022.
TEIXEIRA, Rafael Tassi. Memoria y exterminio en Le Dernier des injustes (Claude Lanzmann, 2013). Revista Cine Documental, v. 1, n. 21, 2020.
VICE, Sue. Shoah and the Archive. In: MCGLOTHLIN, Erin, PRAGER, Brad, ZISSELSBERGER, Markus (Orgs.). The Construction of Testimony Lanzmann’s Shoah and Its Outtakes. Detroit: Wayne State University Press, 2020.
ZELIZER, Barbie. Remembering to forget: holocaust memory through the camera’s eye. Chicago: University of Chicago Press, 1998.
ZYLBERMAN, Lior. Genocidio y Cine Documental. Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Tassi Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.