La Commune da cooperativa Cinema do Povo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2025.83436

Palabras clave:

Cinema do Povo, Cinema Militante, Comuna

Resumen

O ponto de virada na consciência dos militantes sobre a importância de dominar o cinema teve como episódio pioneiro a criação da cooperativa francesa Cinema do Povo, em outubro de 1913. Este artigo se concentra na análise do último filme produzido pela cooperativa, em março de 1914, intitulado La Commune. O Cinema do Povo produziu, em menos de um ano, um total de seis filmes, dos quais três foram encontrados e restaurados pela Cinémathèque Française na década de noventa. O objetivo deste trabalho é investigar como o Cinema do Povo se debruçou sobre o repertório de representações artísticas disponíveis para o movimento operário durante os anos pré-Primeira Guerra Mundial. Este empenho da cooperativa visou, como sugerem as fontes, estabelecer um modo cinematográfico próprio de representação na produção do primeiro filme a tratar dos acontecimentos e do massacre da Comuna de Paris de 1871.

Biografía del autor/a

Luiz Felipe Cezar Mundim, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Núcleo Docente Estruturante, Campus Arraias. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne; Mestre e graduado em História pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2025-05-06

Cómo citar

Mundim, L. F. C. (2025). La Commune da cooperativa Cinema do Povo. Revista Maracanan, (39), 1–29. https://doi.org/10.12957/revmar.2025.83436

Número

Sección

Artigos