Educação popular e consciência histórica:
a crítica ao eurocentrismo como estratégia de ensino no ambiente escolar capixaba
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2025.83329Palavras-chave:
Consciência Histórica, Eurocentrismo, Ensino de HistóriaResumo
Este artigo trata de um projeto de pesquisa sobre ensino de história popular atualmente em curso no estado do Espírito Santo. Partindo das reflexões de Jörn Rüsen sobre o conceito de consciência histórica, o texto se divide em três partes principais. Primeiro, é feita uma digressão teórica sobre o próprio conceito de consciência histórica, apontando para a crítica ao eurocentrismo como uma importante tendência nas pesquisas contemporâneas sobre o ensino de história. Em um segundo momento, abordamos os desafios no trato com o caso capixaba, buscando demonstrar como a crítica ao eurocentrismo pode funcionar como uma importante estratégia de mitigação dos efeitos do que parte da historiografia local tem denominado como a “narrativa histórica de superação do atraso”. Finalmente, o texto apresenta dois exemplos de aplicação ao ensino das premissas teórico-metodológicas de nossa pesquisa: um estudo sobre o fomento à consciência histórica de trabalhadores precarizados no Espírito Santo e uma pesquisa a respeito do uso das HQs para a conscientização dos estudantes sobre a relevância da história indígena local.
Referências
AGUIAR, José. A infância do Brasil. Belo Horizonte: Nemo, 2022.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
ANGVIK, Magne; VON BORRIES, Bodo (Org.). Youth and History: A Comparative European Survey on Historical Consciousness and Political Attitudes among Adolescents. [S. l.]: Korber-Stiftung, 1997.
ANTUNES, Ricardo (Org.) Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
ARAUJO, V. L. História da historiografia como analítica da historicidade. História da Historiografia, v. 12, p. 34-44, 2013.
ASSIS, Arthur Alfaix. A teoria da história de Jörn Rüsen. Uma introdução. Goiânia: Ed. UFG, 2010.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENTIVOGLIO, Julio Cesar; RODRIGUES DA CUNHA, Marcelo D. Reinhart Koselleck (1923-2006). In: BENTIVOGLIO, Julio; AVELAR, Alexandre de Sá (Org.). Afirmação da História como ciência no século XX: de Arlette Farge a Robert Mandrou. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
BENTIVOGLIO, Julio; AVELAR, Alexandre de Sá. (Org.). Afirmação da História como ciência no século XX: de Arlette Farge a Robert Mandrou. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
BENTIVOGLIO, Julio César (Org.). História dos povos indígenas no Espírito Santo. Serra, ES: Milfontes, 2017-2019.
BITTENCOURT, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 127-149, maio 2018.
CAINELLI, Marlene; BARCA, Isabel. History learning based on the construction of narratives about the past. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 1-16, 2018.
CAIMI, Flávia Eloisa. Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. (Org.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2015.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La hybris del punto cero: Ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). Bogotá: Universidade Javeriana, 2005.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Pós-colonialidade explicada às crianças. Belo Horizonte: Letramento, 2021.
CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton: Princeton University Press, 2008.
CLARK, Anna; PECK, Carla L. Introduction: Historical Consciousness: Theory and Practice. In: CLARK, Anna; PECK, Carla. Contemplating Historical Consciousness: Notes from the Field. New York: Oxford: Berghahn Books, 2018.
DADALTO, Maria Cristina. O discurso da italianidade no ES: realidade ou mito construído. Pensamento Plural, UFPEL, v. 1, p. 147-166, 2008.
DOS SANTOS, Theotônio. Imperialismo y Dependencia. México D.F: Era, 1978.
DUSSEL, Enrique. 1492: O Encobrimento do Outro: A Origem do "Mito da Modernidade”. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
DUSSEL, Enrique. Ethics of liberation: In the age of globalization and exclusion. [S. l.]: Duke University Press, 2013.
FARO, Naiara Henrique Lima; FRANCO, Sebastião P. Os livros didáticos de ensino fundamental e a presença indígena em Presidente Kennedy/ES. In: DA SILVA, Américo Junior Nunes (Org.). Educação: Sociedade Civil, Estado e Políticas Educacionais. Ponta Grossa, PR: Atena, 2021.
FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro à Sociedade de Classes. São Paulo: PUsp, 1964.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GREVER, Maria; ADRIAANSEN, Robbert-Jan. Historical Culture: A Concept Revisited. In: CARRETERO, Mario; BERGER, Stefan; GREVER, Maria. Palgrave Handbook of Research in Historical Culture and Education. London: Palgrave Macmillan, 2017.
GUINAN, Paul; HAHN, David. Aztec Empire (graphic novel). [S. l.]: Big Red Hair, 2019.
LINDER, Kolja. Marx, Marxism and the Question of Eurocentrism. Cham: Palgrave MacMillan, 2022.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. História em quadrinhos e ensino de História. Revista História Hoje, v. 6, n.11, p. 147-171, 2017.
NASCIMENTO, Rafael Cerqueira do. A narrativa histórica de superação do atraso: um desafio historiográfico do Espírito Santo. Serra, ES: Milfontes, 2018.
NORDGREN, Kenneth. Boundaries of historical consciousness: a Western cultural achievement or an anthropological universal? Journal of Curriculum Studies v. 51, n. 6, p. 779-797, 2019.
MARINI, Ruy Mauro. Dialéctica de la dependência. México D.F: Era, 1973.
MOREIRA, Vânia M. Losada; OLIVEIRA, Tatiana Gonçalves de. Apresentação: Povos indígenas no Espírito Santo: desafios da invisibilidade histórica e protagonismo político-social. Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, v. 6, n. 11, p. 8-12, 2022.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. A produção histórica dos vazios demográficos: guerra e chacinas no vale do rio Doce (1800-1830). Dimensões – Revista de História da UFES, n. 9, p. 99-123, 2001.
KING, LaGarret. What is Black Historical Consciousness. In: CLARK, Anna; PECK, Carla. Contemplating Historical Consciousness: Notes from the Field. New York; Oxford: Berghahn, 2018.
KÖLBL, C.; KONRAD, L. Historical Consciousness in Germany: Concept, Implementation, Assessment In: SEIXAS, Peter; ERCIKAN, Kadriye. New directions in assessing historical thinking. New York: Routledge, 2015.
KÖRBER, Andreas. Historical Consciousness, Historical Competencies - and Beyond? Some Conceptual Development within German History Didactics. Deutsches Institut für Internationale Pädagogische Forschung. Pedocs, 2015.
KÖRBER, Andreas. Translation and its discontents II: a German perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 48, n. 4, p. 440-456, 2016.
KOSELLECK, Reinhart. Sobre a disponibilidade da história. In: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.
KOSELLECK, Reinhart et al. O conceito de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LI, Na. Chinese and the pasts: exploring historical consciousness of ordinary Chinese initial findings from Chongqing. In: CLARK, Anna; PECK, Carla. Contemplating Historical Consciousness: Notes from the Field. New York; Oxford: Berghahn, 2018.
MACEDO, Sérgio. Povos indígenas. São Paulo: Zarabatana, 2012.
MARIÁTEGUI, J. C. Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana. Lima: Minerva, 1928.
MIGNOLO, Walter. Local Histories/Global Designs. Chichester: Princeton University Press, 2000.
MIGNOLO, Walter. The darker side of Western modernity: Global futures, decolonial options. Durham: Duke University Press, 2011.
O’GORMAN, Edmundo. A invenção da América: Reflexão a respeito da estrutura histórica do novo mundo e do sentido do seu devir. São Paulo: Unesp, 2008.
OLIVEIRA, Ueber Jose de; NASCIMENTO, B. C. (Org.). O Pensadores do Espírito Santo. Vitória: Milfontes, 2019. 3 vols.
NIKLAS, Olsen. History in the Plural: an Introduction to the Work of Reinhart Koselleck. New York: Berghahn, 2012.
PEREIRA, André R. V. V. Fantasias Persecutórias na História do Espírito Santo. Revista Eletrônica Expedições: Teoria da História e Historiografia, v. 4, p. 140-162, 2013.
PIROLA, André Luiz Bis. O livro didático no Espírito Santo e o Espírito Santo no livro didático: história e representações. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2008.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia. São Paulo: Livraria Martins Ed., 1942.
QUIJANO, Aníbal Quijano. Coloniality of Power and Eurocentrism in Latin America. International Sociology, v. 15, n. 2, p. 220-221, 2000.
REIS, Aaron Sena Cerqueira; SILVA, Joilson Pereira da. Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-18, 2021.
RUBBO, Deni Alfaro. Aníbal Quijano e a racionalidade alternativa na América Latina: diálogos com Mariátegui. Estudos Avançados, v. 32, p. 391-409, 2018.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Ed. UFPR, 2015.
RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
SALETTO, Nara. Sobre a composição étnica da população capixaba. Dimensões - Revista de História da UFES, Vitória, v. 11, p. 99-109, 2000.
SANTOS, Pedro Afonso Cristóvão dos; PEREIRA, Mateus; NICODEMO, Thiago. Por onde deve começar-se a história do Brasil?: eurocentrismo, historiografia e o Antropoceno. Topoi, v. 23, p. 70-93, 2022.
SCHAYDER, José Pontes. Passado a limpo: o estado capixaba e o seu mito fundador. Cachoeiro de Itapemirim, ES: [Ed. do autor], 2017.
SCHIMPP, Gustavo; ALCATENA, Enrique. Crônicas Ameríndias. Itapecerica da Serra, ES: Comix Zone, 2021.
SCHMIDT, M. A. M. S.; FRONZA, M. Jovens, consciência histórica e avaliação da aprendizagem: o caso do Exame do Ensino Médio no Brasil entre 2009/2015. Revista Educatio Siglo XXI, v. 36, p. 149-170, 2018.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SEIXAS, Peter. Historical Consciousness and Historical Thinking In: CARRETERO, M.; BERGER, S.; GREVER, M. Palgrave Handbook of Research in Historical Culture and Education. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2017.
SEIXAS, Peter (Org.). Theorizing Historical Consciousness. Toronto: University of Toronto Press, 2004.
SEGATO, Rita. Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
SILVINO, Laerte. I-Juca Pirama em quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2012.
SKIDMORE, Thomas. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, Cary: GROSSBERG, Lawrence. Marxism and the Interpretation of Culture. Basingstoke: Macmillan, 1988.
TAVARES, Maria Augusta. Informalidade e precarização do trabalho: a nova trama da produção capitalista. São Paulo: Cortez, 2021.
TEAO, Kalna Mareto; LOUREIRO, Klítia. História dos índios do Espírito Santo. Vitória: [Ed. do Autor], 2009.
TURNER, Peter: Contemplating Historical Consciousness: Notes from the Field. (Book review). International Network for Theory of History, 6 maio 2020. Disponível em: https://www.inth.ugent.be/node/59664. Acesso em: 18 fev. 2024.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Os Pronomes Cosmológicos e O Perspectivismo Ameríndio. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996.
ZAAR, Josué Luís. A Reforma Trabalhista: A Desconstrução Do Direito Do Trabalho. São Paulo: LTr, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Durão Rodrigues da Cunha, Bruna Mozini Subtil, Francisco Carlos Polidoro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.