Luiz Gama:

a educação como princípio da dignidade humana e isonomia no Brasil Imperial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2025.83010

Palavras-chave:

Império do Brasil, Liberalismo, Direito à Educação, Luiz Gama

Resumo

A filosofia política e econômica do liberalismo foi oficialmente adotada no Brasil independente em 7 de setembro de 1822. Após movimentos de disputas dos vários interesses políticos, a Constituição de 1824 explicitava as características e os direitos dos cidadãos brasileiros. Nesta conjuntura, destacam-se as contradições entre os direitos civis e políticos inerentes à cidadania e a estreita ligação entre esta categorização e a de raça. Salientaremos o direito à instrução educacional no Brasil Imperial, suas contradições e seu íntimo delineamento com a política governamental. Esta análise será realizada a partir dos textos críticos publicados em jornais, de um liberal abolicionista que lutou pela liberdade dos escravizados: Luiz Gama.

Biografia do Autor

Rachel Gomes de Lima, Universidade Cândido Mendes; INCT Proprietas

Professora da Universidade Cândido Mendes. Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense; graduada em História pela Universidade Gama Filho.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Gomes de Lima, R. (2025). Luiz Gama:: a educação como princípio da dignidade humana e isonomia no Brasil Imperial. Revista Maracanan, (38), 1–18. https://doi.org/10.12957/revmar.2025.83010

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Artigos