As formas de apreensão da seca no Brasil (segunda metade do século XIX)
(seconde moitié du 19ème siècle)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2025.82821Palavras-chave:
Século XIX, Seca, Poesia, Reportagem Jornalística, FotografiasResumo
A seca não é só um fenômeno natural, ela é uma construção humana e social, lastreada no tempo e no espaço. No Brasil, costuma-se a associar a seca, ou os períodos de seca, a um atributo quase exclusivo da atual região Nordeste. Esse tipo de associação tende a desconsiderar como historicamente a seca foi apreendida, registrada e entendida. O presente artigo tem como objetivo a análise de conteúdo das produções pioneiras sobre a seca: a poesia, a reportagem jornalística e os registros fotográficos, que no transcurso da grande seca de 1877-1879, foram elementos mobilizados para descrever, atestar e explicar o caos individual/social que assolou o norte do Brasil (atual Nordeste). Tornando-se, desde então, componentes paradigmáticos de uma forma de ver, entender e explicar esse espaço e as pessoas que vivem nessa região do Brasil.
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras Artes. Recife; São Paulo: FJN; Massangana; Cortez, 1999.
ALMEIDA, José Américo de. A bagaceira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1928.
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de; LOGATTO, Rosângela. Uma contribuição para as origens do fotojornalismo na imprensa brasileira. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 114, 1994.
BENNETT, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press, 2010.
BRAGANÇA, Aníbal. O editor de livros e a promoção da cultura lusófona. A trajetória de Francisco Alves (1848-1917). In: MARTINS, Moises de Lemos (Org.). Lusofonia e Interculturalidade: promessa e travessia. Braga; Minho: Húmus; Universidade do Minho, 2015.
CAETANO, Maria do Rosário (Org.). Cangaço: o nordestern no cinema brasileiro. Brasília: Avathar. 2005.
CALLON, Michel (Org.). The Laws of the Markets. Oxford: Blackwell, 1998.
CARDOSO, Eduardo Wright. A autópsia como recurso à escrita da história. História da Historiografia, v. 16, p. 1-25, 2023.
COSTA, Maria Clélia Lustosa da. Teorias médicas e gestão urbana: a seca de 1877-79 em Fortaleza. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 11, n. 1, jan.-abr. 2004.
EDWARDS, Elizabeth. Photographs as Strong History? In: CARAFFA, Constaza; SERENA, Tiziana. Photo Archives and Ideia of Nation. Berlin: Walter de Gruyer, 2014.
GOMES, Álvaro Cardoso. A Poesia como Pintura: a Ekphrasis em Álvaro Martins. Cotia: Ateliê Editorial, 2015.
GUTEMBERG. Alisson. Imagens do Nordeste no cinema brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016.
HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
JUNQUEIRO, Guerra. Fome no Ceará. Lisboa: Empresa Horas Romanticas [David Corazzi - Editor], 1877.
KALIFA, Dominique. Jornalista, romancistas e literatura criminal no século XIX: e exemplo de Georges Grison. In: LUSTOSA, Isabel; OLIVERI-GODET, Rita (Org.). Imprensa, história e literatura: O Jornalista-Escritor. Vol. 2: Ser ou não ser jornalista; o fim da era romântica. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; 7 Letras, 2021.
KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: IMS, 2002.
LEITE, Ary Bezerra. História da Fotografia no Ceará do Século XIX. Fortaleza: [Edição do autor], 2019.
LORENTZ, Kátia Becker. Fotografia em Albumina. Porto Alegre: Fumproarte, 2003.
MARQUES, Ivan da Costa. Ontological Politics and Latin American Local Knowledges. In: MEDINA, Eden; MARQUES, Ivan da Costa; HOLMES, Christina. Beyond imported magic: essays on science, technology, and society in Latin America. Cambridge: MIT Press, 2014.
MAUAD, Ana Maria. Isso não é uma janela: uma fotografia e sua história. In: SCHIAVINATTO, Iara Lis; MENESES, Patrícia D. (Orgs.). A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar. Vitória: Milfontes, 2020.
MEDINA, Eden; MARQUES, Ivan da Costa; HOLMES, Christina. Beyond imported magic: essays on science, technology, and society in Latin America. Cambridge: MIT Press, 2014.
NEVES, Frederico de Castro. “Desbriamento” e “Perversão”: olhares ilustrados sobre os retirantes da seca de 1877. Projeto História, São Paulo, PUC-SP, v. 27, dez. 2003.
PATROCÍNIO. José Carlos do. Os Retirantes. Rio de Janeiro: Typographia da Gazeta de Notícias, 1879.
PRATT, Mary Louise. Os Olhos do Império: Relatos de viagem e transculturação. Bauru: EdUSC, 1999.
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 1930.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1938.
ROBIN, Régine. A Memória Saturada. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2016.
RYAN, James R. Phtotography, Visual Revoltions, and Victorian Geography. In: LIVINGSTONE, David N.; WHITERS, Charles W. J. (Org.). Geography and Revolution. Chicago: Chicago University Press, 2005.
SCHWARCZ, Lilia Katri Moriz. Lendo e Agenciando Imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia &Antropologia, v. 4, n. 2, p. 391-431, out. 2014.
SHILLING, Chris. The Body in Culture, Technology and Society. London: Sage, 2005.
SIMÕES, Ricardo Japiassu (Org.). Viajem ao Norte: apontamentos de José do Patrocínio. Recife: Ed. UFPE, 2015.
SINKEVISQUE, Eduardo. Usos da écfrase no gênero histórico seiscentista. História da Historiografia, v. 6, n. 12, p. 45-62, 2013.
SOARES, Ana Lorym. O livro como missão: a publicação de textos psicografados no Brasil dos anos 1940 a 1960. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
SOUSA, Gabriela Regina dos Santos; SANTOS, Dayse Rodrigues dos. Uma análise do poema “Fome no Ceará”, de Guerra Junqueiro. Crátilo: Revista Discente de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, 2023.
TEICH, Mikulás; PORTER, Roy; GUSTAFSSON, Bo (Org.). Nature and Society in Historical Context. Cambridge. Cambridge University Press, 1997.
THEÓPHILO, Rodolpho Marcos. História das Secas no Ceará (1877-1879). Rio de Janeiro: Imprensa Inglesa, 1922.
TROTTA, Felipe. No Ceará não tem disso não: Nordestinidade e macheza no forró contemporâneo. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2014.
VASCONCELOS, Eduardo Henrique Barbosa. A Ciência peculiar de Joaquim Antonio Alves Ribeiro: Ceará - Harvard - Ceará. Teresina: Cancioneiro, 2024.
VASQUEZ, Pedro Afonso. Joaquim Insley Pacheco: fotografo da casa imperial do Brasil e cavaleiro da ordem de cristo em Portugal. In: Fotografia Escrita: nove ensaios sobre a produção fotográfica no Brasil. Rio de Janeiro, Senac Nacional, 2012.
VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza. O Cangaço no Cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.