Diversão, saúde infantil e modernidade:

o lúdico torna-se técnico nas páginas do Boletim da Legião Brasileira de Assistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2025.82612

Palavras-chave:

Puericultura, Legião Brasileira de Assistência, Lúdico, Infâncias

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a atuação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), uma das maiores instituições de assistência do Brasil, pautada, sobretudo, pelo auxílio materno-infantil, na popularização de noções de puericultura e na propagação de um ideário de “maternidade moderna”. Para tal, tomou-se como fonte histórica de análise a sua publicação oficial, Boletim da L.B.A., periódico com conteúdo voltado à racionalização e modernização dos cuidados maternos e da infância, seguindo a esteira de transformações nas concepções sobre infância do período. Foram analisadas setenta e oito edições do Boletim da LBA entre 1945 e 1964. Buscando pensar uma maior ingerência da medicina e da ciência, a partir do século XIX, sobre os comportamentos e os espaços como um todo, objetivou-se investigar como a diversão infantil também passou ser alvo do olhar técnico e racional, bastante engajado no processo de disciplinarização dos corpos. Assim, pode-se concluir que o brincar passou a ligar-se, intimamente, com a educação no sentido ampliado, especialmente a educação do corpo e dos hábitos higiênico-modernos. O texto também enfatiza que todo esse arcabouço de disciplinarização e racionalização do lúdico encontra-se nas páginas do Boletim da LBA, numa tentativa de propagar a puericultura e mitigar a mortalidade infantil no Brasil, bem como bastante atrelado à consolidação de um modelo de vida e sociedade capitalista-burguesas no Brasil.

Biografia do Autor

Bruno Sanches Mariante da Silva, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, Departamento de História. Doutor e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ANDRADE, C. L. A contribuição de Mário de Andrade para a Saúde Pública no estabelecimento de um projeto de educação destinado a crianças e jovens no Departamento Municipal de Cultura da cidade de São Paulo (1935-1938). 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

AUGUSTO, S. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Cinemateca Brasileira; Companhia das Letras, 1989.

BARBOSA, M. T. Legião Brasileira de Assistência (LBA): o protagonismo feminino nas políticas de Assistência em tempos de guerra (1942-1945). 2017. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

BONILHA L. R.; RIVORÊDO C. R. Puericultura: duas concepções distintas. J Pediatria, Rio de Janeiro, n. 81, p. 7-13, 2005.

CARVALHO, M. M. C. Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In: FREITAS, M. C. (Org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Vol. I. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CÔRTES, I. R. A trilha legislativa da mulher. In: PINSKY, C. B.; PEDRO, J. M. (Orgs.). A nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

COSTA JÚNIOR, J. S. A historiografia da infância na berlinda(?): entre um fantasma e um trampolim. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 15, n. 30, p. 158-204, 2023.

FERRAZ, F. C. A. A guerra que não acabou: a reintegração social dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (1945-2000). Londrina: EdUEL, 2012.

FREIRE, M. M. L. Mulheres, mães e médicos: discurso maternalista no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2009.

GAERYSZEWSKI, A. Agonia de morar: urbanização e habitação na cidade do Rio de Janeiro (DF) – 1945-1950. Londrina: EdUEL, 2012.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LEMOS, F. C. R. A apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das crianças. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 81-91, abr. 2007.

LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

MARCELINO, N. C. Lazer e educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.

MARCÍLIO. M. L. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 2006.

MARTINS, A. P. V. “Vamos criar seu filho”: os médicos puericultores e a pedagogia materna no século XX. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 135-154, 2008.

MELLO, J. M. C.; NOVAIS, F. A. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. IN: SCHAWARCZ, L. M. (Coord.); NOVAIS, F. A. (Dir.). História da vida privada no Brasil. Vol. 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

MIGUEL, R. B.; RIAL, C. Programa de Mulher. In: PINSKY, C B.; PEDRO, J. M. (Org.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

PARADA, M. Corpos infantis e nacional: políticas públicas para a criança durante o Estado Novo. In: DEL PRIORE, M.; AMANTINO, M. História do corpo no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

PASINATO, D. Educação no período populista brasileiro (1945-1964). Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF, v. 12, n. 1, 2013.

SANGLARD, G. Filantropia e política pública: Fernandes Filgueira e a assistência à infância no Rio de Janeiro na Primeira República. In: SANGLARD, G. et al. (Org.). Filantropos da Nação: sociedade, saúde e assistência no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2015.

SILVA, B. S. M. A “maternidade moderna” e a medicalização do parto nas páginas do Boletim da Legião Brasileira de Assistência, 1945-1964. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 25, p. 1019-1037, 2018.

SILVA, B. S. M. Modernidade e assistência social no Brasil dos anos dourados: a atuação da Legião Brasileira de Assistência (1945-1964). Curitiba: CRV, 2020.

SILVA, R. Malária e desenvolvimento: a saúde pública no governo JK (1956-1961). 2008. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008.

VIEIRA, A. S. Sessão das moças: história, cinema, educação (Florianópolis: 1943-1962). 2010, Tese (Doutorado em História Cultural) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Sanches Mariante da Silva, B. (2025). Diversão, saúde infantil e modernidade:: o lúdico torna-se técnico nas páginas do Boletim da Legião Brasileira de Assistência. Revista Maracanan, (39), 1–25. https://doi.org/10.12957/revmar.2025.82612

Edição

Seção

Artigos