A Diversidade cultural nas práticas de ensino de Ciências humanas e sociais planejadas pelos futuros professores do primário
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.78662Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Ciências Humanas e sociais, Didática, Ensino primário, QuebecResumo
O artigo propõe uma reflexão preliminar sobre a inclusão escolar, por um lado, a partir da consideração da questão da diversidade cultural no currículo da escola quebequense e, por outro lado, a partir das modalidades de tratamento didático dessa diversidade no ensino das ciências humanas e sociais no ensino primário. O objetivo aqui é estabelecer um esboço de quadro conceitual que possibilite conceber uma certa modelagem do tratamento didático da diversidade no ensino dessa disciplina. Assim, após a apresentação de um breve panorama da evolução histórica da diversidade cultural no Quebec e de sua consideração nos programas de formação da escola quebequense, o texto destaca três visões distintas do tratamento didático da diversidade no ensino das ciências humanas e sociais (a visão “é evidente”, a visão da justaposição e a visão interacionista) oriundas da análise sistemática de situações de ensino-aprendizagem desenvolvidas por futuros professores no âmbito de um curso de Didática das ciências humanas e sociais para o ensino primário.
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