A circulação de saberes e representações dos negros na cultura escrita de João Ribeiro na modernidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2021.59932Palavras-chave:
negros, livros didáticos, saberes, circulação, impressos.Resumo
O presente artigo origina-se de uma pesquisa recém-concluída que buscou investigar as representações dos negros em livros didáticos de história publicados no pós-abolição. Defendida no sul da Bahia, a dissertação teve como um de seus objetivos específicos investigar as influências do Atlântico sobre a escrita dos autores brasileiros em suas narrativas, demonstrando a influência de outros intelectuais, a partir de suas relações de poder, por meio dos impressos. Deste modo, o recorte do presente trabalho objetiva apresentar a circulação de saberes entre intelectuais, culminados na produção de João Ribeiro em suas representações sobre os negros. Para isso, o trabalho em questão analisa enquanto fontes algumas das publicações de João Ribeiro, sendo elas: História do Brasil, de 1914, Os africanos, em 1929, e O elemento negro de 1933. Situando a pesquisa no campo da história cultural, parte-se da premissa de que a circulação de saberes entre os autores influenciou nas escolhas, assim como na elaboração de um dos primeiros livros escolares publicados no Brasil nas primeiras décadas do século XX acerca de aspectos como as questões étnicas, a cultura, a religiosidade, e a língua nacional. Nesse sentido, foram encontrados nos impressos diálogos entre João Ribeiro e outros intelectuais, tais, como: Nina Rodrigues, Silvio Romero, Fernando Ortiz, Arthur Ramos, Xavier Marques, Manoel Querino, Braz do Amaral, Léo Wiener, dentre outros. Dentre alguns dos resultados encontrados há o reconhecimento da diversidade de línguas africanas, assim como a identificação de palavras no vocabulário dos brasileiros da mesma origem, embora também fosse possível identificar diferenças entre a escrita de João Ribeiro na imprensa e para fins didáticos.
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