A memória da ditadura militar em disputa em vídeos e comentários no YouTube

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DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.58655

Palavras-chave:

ditadura militar, revisionismo ideológico, memória

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da pesquisa que realizamos a respeito dos conteúdos do documentário 1964: o Brasil entre armas e livros e de um episódio da série Guia Politicamente Incorreto, bem como os comentários de usuários(as) do YouTube, nos respectivos vídeos, para discutir a relação entre o revisionismo ideológico projetado nesses vídeos e as memórias sociais expressas pelos(as) usuários(as) na conformação de uma determinada interpretação sobre a ditadura militar. Empreendemos a discussão à luz do campo de estudos das teorias da memória como recurso de análise da relação entre conteúdos e comentários dos(as) usuários(as) no processo de construções consentidas de determinadas memórias e sua transmissão, possibilitando o diálogo entre questões políticas e sociais que compõem os projetos de sociedade, defendidos por determinados grupos. O uso político da história e da memória se torna evidente nos vídeos e nos comentários e está ligado a uma reconstrução participativa de representantes de memórias sociais e coletivas que se entrelaçam com o objetivo comum de realizar um “revisionismo” da ditadura militar no Brasil à luz de referências políticas e ideológicas de caráter conservador.

Biografia do Autor

Elis Saraiva Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). (profelissantana@gmail.com)

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS-UESB) (lrochamagalhaes@gmail.com)

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Santana, E. S., & Magalhães, L. D. R. (2021). A memória da ditadura militar em disputa em vídeos e comentários no YouTube. Revista Maracanan, (28), 304–328. https://doi.org/10.12957/revmar.2021.58655