Entre a revolução e a barbárie: a matriz durkheimiana de estabilização política em Da divisão social do trabalho (1893-2008)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2021.56919Keywords:
estabilização política, coesão social, Da divisão social do trabalho, Émile DurkheimAbstract
O presente artigo versa sobre elementos políticos em Da divisão social do trabalho, obra de um dos pais da sociologia, Émile Durkheim. Destaco a preocupação com a definição de funções sociais para a divisão do trabalho. O respeito às hierarquias resultantes da especialização dos ofícios se desdobraria, para o autor, no estágio normal de funcionamento em sociedades de solidariedade orgânica, o que não é mais do que afirmar o caráter sacrossanto da divisão de classes sociais. Na segunda parte do artigo, observaremos como esta teoria foi instrumentalizada para a definição de um conjunto de políticas devotadas a garantirem a estabilização política em época de acirramento das contradições no capitalismo. Sobretudo desde os anos 1990, think tanks europeus aplicam receituários baseados na idealização de uma sociedade coesa. O sucesso relativo da empreitada estimulou que organizações similares fizessem o mesmo na América Latina, incluindo a Comissão Econômica Para a América Latina, que tem intermediado as trocas de tecnologias políticas entre entidades burguesas do novo e do velho mundos.
References
BRINTON, Crane. The anatomy of revolution. Nova Iorque: Vintage, 1965.
DURKHEIM, Émile . Da divisão social do trabalho. São Paulo: Wmf, 2013
______. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril, 1978
FERREIRA DE SOUZA, Pedro. Uma história da desigualdade. A concentração de renda entre os ricos no Brasil (1926-2013). São Paulo: Hucitec, 2017.
FRIDMAN, Luis Carlos. In: FRIDMAN, Luis Carlos. Émile Durkheim e Max Weber: socialismo. Rio de Janeiro: Ralumé-Dumará, 1993
HAYEK, Friedrich. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Mises Brasil, 2010.
HOBSBAWM, Eric. A era do capital. São Paulo: Paz e Terra, 2004
LOSURDO, Domenico. Contra-história do liberalismo. São Paulo: Ideias e Letras, 2005
LOWY, Michel. Ideologia e ciências sociais. São Paulo: Cortez, 1985
______. Marxismo contra positivismo. São Paulo: Cortez, 2018
LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2019.
MARX, Karl. A questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2009.
MISHRA, Ramesh. Society and social policy: theories and practice of Welfare. London: The Macmillan Press, 1981.
NISBET, Robert; BOTTOMORE, Tom. A History of Sociological Analysis. New York: Basic Books , 1978
PAULO, Diego Martins Dória Paulo. A Plataforma Democrática e a “coesão social na democracia” na América Latina (2007-2017). Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº 28, p. 138-163, Jan./Jul., 2020.
______. As contradições da democracia e o Instituto Fernando Henrique Cardoso. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em História Social. Universidade Federal Fluminense, 2020.
PEREIRA, Camila. Proteção social no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2016
SMITH, Adam. A riqueza das nações. Investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril, 1996
SORJ, Bernardo; MARTUCCELLI, Danilo. O desafio latino-americano. Coesão Social e democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008
SPENCER, Herbert. El individuo contra el Estado. Valência: Sempere, 1884
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.