Alícia Vega: Taller de Cine para Niños nos labirintos do tempo
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2019.40250Palabras clave:
Alícia Vega, Teoria Pedagógica, Cinema e Educação, Taller de Cinema, CriançasResumen
Este artigo tem o objetivo apresentar parte de uma investigação acerca da teoria pedagógica de Alícia Vega, intelectual latino-americana com atuação importante na criação de projetos de formação estética audivisual de crianças pobres do Chile. Foram realizadas entrevistas narrativas concedidas na Galeria Macchina, Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago por ocasião da exposição “Taller de Cine para Niños” nos meses de abril e maio de 2018, em homenagem aos 30 anos desse projeto voltado para a educação e cinema. A pesquisa, realizada pela perspectiva historiográfica da História das Mulheres, assenta-se no campo da História Oral, com foco nos Relatos Orais.
Citas
BENJAMIM, Walter. O Narrador: considerações sobre a vida de Nicolai Leskov. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Vol. 1. Serie Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para a pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Como as teorias pedagógicas são revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José C., SANTOS, Akiko (orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alínea, 2005.
MEHHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2017.
NERUDA, Pablo. Sê. [S.n.t.].
PFEIFFER, Ernesto; WARNEKEN, Cristian (orgs.). Gabriela Mistral: Pasión de enseñar. Valparaíso: Universidade de Valparaíso, 2017.
RIGOTTO, Raquel Maria. As Técnicas de Relatos Orais e o Estudo das Representações Sociais em Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 116-130, jun. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81231998000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 fev. 2019.
TEIXEIRA, Inês A. de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e Alcances da Entrevista Narrativa. Anais [...]. Congresso Internacional Sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, II. Salvador, 2006. Disponível em: http://professor.ufop.br/reginaaraujo/classes/narrativas-docentes-aspectos-metodol%C3%B3gicos-e-formativos/materials/virtualidades >. Acesso em: 02.mar. 2018.
VEGA, Alícia. Itinerario del cine documental chileno 1900-1990. Santiago: Universidad Alberto Hurtado, 2006.
VEGA, Alícia. Oficina de Cinema Para Crianças. Trad. Fernanda Omelczuk. Rio de Janeiro: Oficina Maval, 2012.
VEGA, Alícia. Re-visión del cine chileno. Santiago: Editorial Aconcagua; CENECA,1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.