Entrevista com a Professora Mariza Soares

Autores/as

  • Carolina Barcellos Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.36793

Palabras clave:

Entrevista, Mariza Soares, Museu Nacional, Cultura Material Afro-brasileira

Resumen

Mariza de Carvalho Soares é professora de História da África, aposentada pela Universidade Federal Fluminense e ainda ativa no Programa de Pós-graduação em História. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, onde atua no setor de Etnologia e Etnografia, como curadora da exposição africana, e como consultora do projeto “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, dentre outros projetos. São de sua autoria Devotos da cor. Identidade étnica, relgiosidade e escravidão. século XVIII (Civilização Brasileira, 2000), Rotas Atlânticas da Diáspora Africana: da baía do Benim ao Rio de Janeiro (Ed. UFF, 2007), People of Faith. Slavery and African Catholics in Eighteenth-Century Rio de Janeiro (Duke University Press, 2011), além de diversos outros livros, capítulos e artigos publicados no Brasil e no exterior. Nesta entrevista, contamos com um depoimento colhido antes do incêndio que destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional. Além do seu conteúdo, de acentuado interesse para a comunidade de pesquisadores e para a sociedade, consideramos sua publicação pertinente, como forma de memória de uma coleção pouco conhecida. É momento de unir e reconstruir, pois a cultura no país resiste.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Barcellos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduada em História pela Universidade Gama Filho.

Citas

SOARES, Mariza de Carvalho; AGOSTINHO, Michele de Barcelos; LIMA, Rachel Correa (orgs.). Conhecendo a exposição Kumbukumbu do Museu Nacional. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2016. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/etnologia/LivroKumbukumbu.pdf.

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor. Identidade étnica, religiosidade e escravidão. século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SOARES, Mariza de Carvalho. People of Faith. Slavery and African Catholics in Eighteenth-Century Rio de Janeiro. Durham: Duke University Press, 2011.

SOARES, Mariza de Carvalho. Rotas Atlânticas da Diáspora Africana: da baía do Benim ao Rio de Janeiro. Niterói - RJ: Ed. UFF, 2007.

SOARES, Mariza de Carvalho; LIMA, Rachel Corrêa. A africana do Museu Nacional: história e museologia. In. AGOSTINI, Camila (org.). Objetos da Escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2013.

Publicado

2019-01-17

Cómo citar

FERREIRA, Carolina Barcellos. Entrevista com a Professora Mariza Soares. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 20, p. 210–223, 2019. DOI: 10.12957/revmar.2019.36793. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/36793. Acesso em: 1 dic. 2025.