Produção, comércio e mediação política a serviço da catequese: os colégios e as fazendas da Companhia de Jesus no Rio de Janeiro e em Córdoba (séc. XVIII)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2016.24691Abstract
O objetivo deste texto é discutir a presença da Companhia de Jesus na capitania do Rio de Janeiro e em Córdoba, na atual Argentina, na segunda metade do século XVIII, demonstrando como seus religiosos, por meio da produção de suas fazendas, engenhos e haciendas, participaram não só das disputas locais pelo poder, mas também e, principalmente, atuaram como agentes comerciais e culturais nas diversas regiões que compunham os impérios coloniais ibéricos e como mediadores entre os interesses das duas coroas e os da ordem jesuítica. Para evidenciar o papel que os colégios, fazendas e haciendas desempenharam tanto na conformação do poder e dos privilégios desfrutados pelos inacianos, quanto das redes de circulação de mercadorias e saberes mantidas pela Ordem, recorremos aos inventários dos colégios do Rio de Janeiro e de Córdoba, demandados após os decretos de expulsão aplicados em 1759, no caso da América portuguesa, e, em 1767, para a América espanhola.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.