O fotojornalismo em revista: o trabalho do fotógrafo e do editor de fotografia na Veja (1977)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20869Abstract
DOI: 10.12957/revmar.2016.20869
Este artigo reflete sobre três dimensões da fotografia de imprensa na revista Veja, no ano de 1977: o trabalho do fotógrafo Ricardo Chaves ao cobrir as manifestações estudantis em Porto Alegre; o filtro editorial realizado pelo editor de fotografia Sergio Sade; a narratividade, a diagramação e a apresentação das fotografias nas páginas de Veja. A partir de entrevistas com fotógrafos, com o editor da revista e a interpretação das imagens busca-se compreender o fotojornalismo como o produto de uma cadeia de ações e de escolhas que se materializa nas páginas da publicação. Para tanto, é necessário refletir sobre o conceito de fotojornalismo em sua historicidade, em relação ao contexto de mudanças no fotojornalismo brasileiro na década de 1970, como produto do trabalho não apenas do fotógrafo mas de uma equipe de jornalistas em um veículo de imprensa, configurando um lugar social de produção de sentidos acerca da sociedade brasileira com seus conflitos e suas contradições.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.