Cultura Visual e estilos de vida. As revistas de moda francesas e as estratégias de marketing da alta costura no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20861Resumo
DOI: 10.12957/revmar.2016.20861
A internacionalização da moda alta costura no início do século XX vai ocorrer em estreita relação com o desenvolvimento de uma cultura visual moderna, que despontou na época tendo como principal protagonista a imprensa de moda. A renovação da indumentária feminina, nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, um dos principais móveis de projeção do setor, foi amplamente debatida e difundida nas páginas da imprensa especializada, amplificando consideravelmente o impacto internacional de uma produção realizada pelo reduto mais elitista do comércio de luxo francês. Tomando como exemplo as práticas publicitárias desenvolvidas pela costureira Jeanne Paquin, procuramos apontar como os criadores de moda se utilizaram dessa nova cultura visual para divulgar suas inovações e construir uma legitimidade simbólica, num processo que associava a autoridade do criador à qualidade estética da casa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.