Os Arquivos das Ordens e Congregações Religiosas do séc. XX português: fonte para a História da missionação na África lusófona
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2015.17404Resumo
A presente nota de pesquisa pretende trazer à consideração, a partir da reconhecida importância que assumem para a História de África os arquivos das Ordens e Congregações religiosas com acção missionária no continente, o percurso evolutivo destes arquivos, radicado nas alterações históricas do Portugal contemporâneo. Chama-se a atenção para o facto que a documentação das Ordens anterior à implantação do regime republicano (1910) está em arquivos públicos, mas que os registos das instituições missionárias católicas ao longo de um prolifico séc. XX missionário se conserva na posse das mesmas, e para o que se perspectiva um projecto de pesquisa que coloque as Ordens e os pesquisadores em colaboração mútua em prol da inventariação, organização, salvaguarda e promoção destes arquivos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.