Ver é conhecer? Representações visuais na pesquisa em Ciências Humanas

Autores

  • James Roberto Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2015.17395

Resumo

Proponho retomar a seguinte matéria: historiadores e, de modo geral, os cientistas sociais ainda não desenvolvem satisfatoriamente seus estudos implicando questões de visualidade.  Eu parto do diagnóstico de que os pesquisadores brasileiros, mesmo sem ter enfrentado suficientemente o tema, sentem-se à vontade em tratá-lo.  Para contribuir com tal discussão, penso ser proveitoso incluir entre as causas do problema certa tradição de pensamento científico.  O problema que atravessa os esforços para entender seja o mundo por intermédio das imagens nele produzidas, sejam as imagens por si mesmas, repousa numa tradição que as práticas científicas ou especulativas de séculos atrás legaram às gerações futuras.  Elas perduram até hoje, malgrado os episódios tão revolucionários como o embate entre ciência e Igreja acerca de quem girava em torno de quem: se o Sol ou a Terra.

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Como Citar

Silva, J. R. (2015). Ver é conhecer? Representações visuais na pesquisa em Ciências Humanas. Revista Maracanan, (12), 47–60. https://doi.org/10.12957/revmar.2015.17395

Edição

Seção

Dossiê