Processos eleitorais na teoria e na prática no século XIX. Dois municípios per¬nambucanos no Brasil de 1880 a 1900
Resumo
O estudo de dois municípios pernambucanos (Bom Jardim e Afogados da Ingazeira), entre 1880 e 1900, revela até que ponto as eleições desempenharam papel essencial na luta pelo poder. O que parece claro é que o poder provincial ou nacional não consegue se impor no nível municipal. Este trabalho, que compreende o período entre o final do Império e o início do regime republicano, destaca as relações entre a teoria e prática nos processos eleitorais, considerando as mediações sociais, como o poder de grupos familiares e a presença do banditismo na esfera do poder local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.