Cor e cidadania no Brasil escravocrata
Resumo
O trabalho analisa como os afro-brasileiros (descendentes de africanos) foram afetados pelas novas estruturas políticas e pela ideologia adotadas pelas elites políticas do século XIX. Durante o Império, o Brasil apresentava uma tensão entre a ideologia do liberalismo e as antigas características de uma sociedade hierarquizada, onde os descendentes de africanos haviam construído certas formas de vida comunitária. A consolidação de valores individuais permitiu a ascensão política e social de algumas personalidades entre os afro-brasileiros, mas a maioria continuava excluída. (Tradução Ana Maria Santos)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.