A instabilidade nas interações acionando circuitos-ambientes midiáticos: o caso do goleiro Aranha e da torcedora Patrícia Moreira
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2017.29208Palavras-chave:
midiatização, circulação, instabilidade, incerteza, blow-up.Resumo
O tema deste artigo são as relações entre mídia e cultura, através do conflito simbólico que se instala a partir de um blow up: a torcedora Patrícia Moreira, em 2014, no jogo entre Grêmio e Santos, gritando a palavra 'ma-ca-co'. Esse tema é construído enquanto circulação midiática. Esse objeto, amplo e diversificado, é aqui abordado em torno de uma questão específica: a incerteza nos processos midiáticos. A metodologia é de análise das interações entre atores, instituições midiáticas e midiatizadas, configurando um ambiente-circuito imprevisível. A proposição é que os dilemas e impasses sócio-antropológicos não são apenas atualizados nos processos midiáticos, mas são também transformados pelo contato entre territórios antes estabilizados. A instabilidade nas interações é sugerida como núcleo ativador do processo circulatório.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
FERREIRA, Jairo; KAEFER, Cintia Miguel. A instabilidade nas interações acionando circuitos-ambientes midiáticos: o caso do goleiro Aranha e da torcedora Patrícia Moreira. Logos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 66–93, 2017. DOI: 10.12957/logos.2017.29208. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/29208. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.