A televisão e o 11 de setembro: alguns efeitos do imaginário

Autores

  • Patrick Charaudeau Universidade de Paris Nord

Palavras-chave:

encenação televisual, acontecimento, imagem sintoma

Resumo

A proposta do artigo é examinar a encenação feita pela televisão francesa sobre o 11 de setembro de 2001 e os efeitos de sentido resultantes daquela situação de troca entre instância midiática e instância pública. Para explicar a encenação televisual, dois conceitos são recuperados: o de acontecimento, como algo construído pela linguagem; e o de imagem sintoma, como uma imagem já vista, capaz de reenviar a outras imagens. A partir daí, são apontadas algumas estratégias que as mídias utilizam para dar conta dos acontecimentos e, principalmente, são desenvolvidas as noções de sentidos social, imaginários e efeitos de sentido de que são portadores.

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Biografia do Autor

Patrick Charaudeau, Universidade de Paris Nord

Professor de Ciências da Linguagem na Universidade de Paris Nord e Diretor do CAD (Centre d'Analyse du Discours)

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Como Citar

CHARAUDEAU, Patrick. A televisão e o 11 de setembro: alguns efeitos do imaginário. Logos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 11–20, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14962. Acesso em: 9 maio. 2025.