Televisão e pesquisa de opinião: a ditadura dos índices numéricos de audiência

Autores/as

  • Antônio Cláudio Brasil FCS/UERJ

Palabras clave:

televisão, comunicação de massa, pesquisa de opinião, audiência

Resumen

Este artigo analisa o papel da crítica midiáticae das pesquisas de opinião sobre o sucesso da televisão, além de investigar a influência desses vetores para a manutenção dos atuais hábitos comportamentais dos telespectadores.Trata-se de uma reflexão sobre o papel dominante dos índices quantitativos de aferição de audiência na programação televisiva, propondo novos parâmetros qualitativos a serem desenvolvidos pelos segmentos representativos da sociedade.

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Biografía del autor/a

Antônio Cláudio Brasil, FCS/UERJ

Antônio Cláudio Brasil é Telejornalista, Mestre em Antropologia Social pela London School of Economics, Professor da FCS/UERJ e Doutorando em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.

Cómo citar

BRASIL, Antônio Cláudio. Televisão e pesquisa de opinião: a ditadura dos índices numéricos de audiência. Logos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 31–34, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14639. Acesso em: 9 may. 2025.