Cidade e Imprensa: Rio de Janeiro no Correio Paulistano
Palavras-chave:
Comunicação, EspaçoResumo
Que papel teve a Imprensa na formulação de uma idéia de cidade, quando, no início do século XX, se consolidava uma moderna experiência urbana? Que questões caracterizaram essa experiência, indissoluvelmente vinculada aos processos de modernização da sociedade e de consolidação do capitalismo? Do ponto de vista dos jornais de estaduais,que qualidade de informações sobre a cidade do Rio de Janeiro eram ressaltadas, e como elas conduziam o leitor a valorizar uma determinada ordem de cidade? Este artigo procura estabelecer algumas conexões entre o conteúdo dos Telegramas, publicados na Sessão Telegramas do Correio Paulistano sobre a cidade do Rio de Janeiro, em pleno período Pereira Passos, e o clima de exaltação político-social das modernas estratégias urbanas – fomentado, entre outras coisas, através das propostas do «Plano de Remodelação da Cidade» para a capital do país; e identificar, também, as relações entre os telegramas e a emergência, na narrativa jornalística, de um novo tratamento para questão urbana, que passa a aparecer emancipada da questão política.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SCHIAVO WEYRAUCH, Cléia. Cidade e Imprensa: Rio de Janeiro no Correio Paulistano. Logos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 36–39, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13382. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Intercâmbio
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.