"Pimenta Neves tem currículo notável": jornalismo, gênero e hierarquia na cobertura do assassinato de Sandra Gomide
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2018.33114Resumo
O artigo apresenta os dados e conclusões obtidos a partir da análise da cobertura do caso do assassinato da jornalista Sandra Gomide pelo também jornalista e ex-chefe, Pimenta Neves. Encarado enquanto incidente crítico, o crime envolveu jornalistas no papel de vítima e réu, problematizando não apenas a questão do distanciamento pressuposto para a prática de uma cobertura imparcial, bem como expondo hierarquias e relações de gênero presentes dentro das redações brasileiras. Para tanto foi realizada uma análise de enquadramento do conteúdo dos primeiros dezesseis dias da cobertura do caso pela Folha Online, cujos corpus é composto por 229 matérias. Os enquadramentos que predominaram apontaram para a humanização do assassino, reforçando uma posição patriarcal e hierárquica superior; enquanto que se enfatizou a subordinação e culpabilização da vítima em relação ao crime que lhe tirou a vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-28
Como Citar
DE MAGALHÃES CARVALHO, Eleonora. "Pimenta Neves tem currículo notável": jornalismo, gênero e hierarquia na cobertura do assassinato de Sandra Gomide. Logos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 60–81, 2019. DOI: 10.12957/logos.2018.33114. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/33114. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.