A circulação do mito na sociedade através da comunicação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/logos.2022.69974

Mots-clés :

Comunicação, mito, tópica sociocultural

Résumé

O objetivo principal deste artigo é discutir a circulação do mito na sociedade através dos processos comunicacionais, refletindo-se sobre sua dinamização adaptativa aos diversos estratos de consciência social. Para tanto, recorre-se à Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand, em especial à sua proposta de tópica sociocultural, que define três diferentes níveis de circulação mítica na sociedade: o inconsciente antropológico, a consciência social e a superconsciência normatizadora. Adota-se a definição do imaginário como resultante de uma negociação entre coerções historicamente localizadas e pulsões de origem biopsíquica.  Conclui-se que a circulação social do mito é fortemente impulsionada pela comunicação e que ele, a partir dela, exerce sua força regulatória sobre as coletividades.

Biographie de l'auteur-e

Ana Taís Martins, PPGCOM/UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Téléchargements

Publié-e

2023-03-21

Comment citer

Martins, A. T. (2023). A circulação do mito na sociedade através da comunicação. Logos, 29(1). https://doi.org/10.12957/logos.2022.69974

Numéro

Rubrique

Articles