As organizações modernas e o contemporâneo: notas para uma leitura comunicacional do presente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62436

Mots-clés :

Contemporâneo, Comunicação, Organizações.

Résumé

Em tom ensaístico, o texto aposta numa problematização do contemporâneo pelo estatuto comunicacional das organizações modernas, aqui tomadas pela égide de três estratos relacionais - Estado, Mercado, Ciência -, instituidores de espaços de experiência pelo epicentro da ideologia do progresso. Ao considerar o contemporâneo como cronótopo atravessado pela crise de tal ideologia, o texto sugere como tais organizações tornam-se ambientes privilegiados à leitura comunicacional do presente, a partir da identificação de três notas experienciais: a) tensões entre diferenças e progresso; b) dificuldades à ampliação de horizontes comuns; e c) pulverização de latências. Como conclusões, o texto reconhece a emergência de formas organizativas que buscam oferecer outras experiências no (do) presente, mesmo diante da hegemonia relacional das organizações modernas.

Biographie de l'auteur-e

Rennan Lanna Martins Mafra, Universidade Federal de Viçosa Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e orientador credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Educação (PPGE) da UFV. Doutor, mestre e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publié-e

2022-02-22

Comment citer

Mafra, R. L. M. (2022). As organizações modernas e o contemporâneo: notas para uma leitura comunicacional do presente. Logos, 28(3), 89. https://doi.org/10.12957/logos.2021.62436

Numéro

Rubrique

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'