Quilombos virtuais: as novas expressões de (re)territorialização, resistência, ativismo e empoderamento negro nas redes sociais.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36152

Mots-clés :

territorialização, ativismo, resistência negra.

Résumé

O presente artigo busca analisar os processos, fluxos e refluxos, de desterritorialização e territorialização, no contexto da diáspora negra no Brasil.  Através dos conceitos de quilombismo e comunidade, examinará as comunidades virtuais “Ponte para Pretx e “Intelectuais Negras: escrita de si mesma localizadas no Facebook, articulando ponderações e reflexões em torno dos processos de empoderamento negro, ativismo, solidariedade e resistência negra, nucleados na ideia de comunidade virtual. Desta maneira, através dos pressupostos da hermenêutica histórica, a pesquisa demonstrará de que maneira as comunidades virtuais fortalecem a cultura negra, segundo a potência de construir territórios de sentido às populações negras brasileiras em torno de arranjos e organizações sociais e culturais.

Biographie de l'auteur-e

Cristiano Henrique dos Santos, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor (2009) e Mestre (2002) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ). Possui graduação em HISTÓRIA pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Foi professor / sub-coordenador de curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho. Tem experiência nas áreas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de marketing e opinião pública, estudos de audiência e de programação, planejamento estratégico, publicidade e propaganda, além de estudos acadêmicos sobre comunidades religiosas de matriz africana. Atualmente, se dedica a pesquisas sobre Intolerância Religiosa e Metodologias de Pesquisa nas Redes Sociais. É pesquisador do LECC-UFRJ - Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária - e do LACOOPS-UFF.Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Foi responsável pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Mediator Pesquisa (filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa / Abep)

Téléchargements

Publié-e

2019-11-15

Comment citer

dos Santos, C. H., & da Silva, R. N. (2019). Quilombos virtuais: as novas expressões de (re)territorialização, resistência, ativismo e empoderamento negro nas redes sociais. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.36152