Entre a memória e a promessa. A dialética idem X ipse na cobertura dos Jogos Pan-americanos

Autores/as

  • Ada Cristina Machado Silveira
  • Camila Esteves

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.865

Palabras clave:

Jornalismo Esportivo, Identidade Cultural, Narrativa, Dialética idem X ipse

Resumen

O artigo analisa as características de memória e promessa presentes em narrativas identitárias utilizadas na cobertura dos Jogos Pan-americanos realizados no Rio de Janeiro em 2007. A atividade de pautar a cobertura esportiva a partir de um olhar regional, com especial atenção ao diário Zero Hora, de Porto Alegre, deve estar articulada hierarquicamente com o nível nacional, numa espécie de identificação em escalas.

Biografía del autor/a

Ada Cristina Machado Silveira

Pesquisadora do CNPq. Jornalista formada pela Unisinos com doutorado em Periodismo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Esteves

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, com Especialização em Assessoria e Comunicação Política pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Publicado

2010-09-22

Cómo citar

Silveira, A. C. M., & Esteves, C. (2010). Entre a memória e a promessa. A dialética idem X ipse na cobertura dos Jogos Pan-americanos. Logos, 17(2), 137–150. https://doi.org/10.12957/logos.2010.865

Número

Sección

Comunicação e Esporte