Quanto vale uma partida de futebol? A relação entre televisão e futebol no cenário midiático contemporâneo

Autores/as

  • Leonel Azevedo de Aguiar
  • Luisa Prochnik

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.856

Palabras clave:

futebol, televisão, economia política da comunicação

Resumen

O artigo mapeia a relação entre futebol e televisão e analisa como esse esporte alcança o status de mercadoria lucrativa no cenário atual. A compra dos direitos de transmissão aparece como estratégia da mídia para atrair audiência em massa. O trabalho - resultado parcial de uma pesquisa - faz revisão bibliográfica de autores da Economia Política da Comunicação e apresenta o produto futebol em números.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonel Azevedo de Aguiar

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio; Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ); Coordenador do Grupo de Pesquisa em Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais.

Luisa Prochnik

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio; bolsista da CAPES; integrante do Grupo de Pesquisa em Teorias do Jornalismo e  Experiências Profissionais.

Publicado

2010-09-22

Cómo citar

AGUIAR, Leonel Azevedo de; PROCHNIK, Luisa. Quanto vale uma partida de futebol? A relação entre televisão e futebol no cenário midiático contemporâneo. Logos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 51–64, 2010. DOI: 10.12957/logos.2010.856. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/856. Acesso em: 2 jun. 2025.

Número

Sección

Comunicação e Esporte