Formas da imaginação e usos desviantes da tecnologia no cinema brasileiro contemporâneo

Autores/as

  • Fábio Ramalho UNILA

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.81460

Resumen

Neste trabalho busco estabelecer algumas relações entre formas da imaginação cinematográfica, tecnologias e materialidades fílmicas (BRUNO, 2014), tomando como base um conjunto de proposições contemporâneas articuladas a partir dos estudos de cinema, da teoria estética e da teoria queer. A argumentação atribui ênfase aos usos (AHMED, 2019) que realizadoras e realizadores brasileiros fazem de recursos técnicos como o chroma key e as projeções, bem como a inserção e múltiplas telas e interfaces no quadro fílmico. Busco argumentar que tais procedimentos, quando acionados por cineastas no tempo presente, elaboram modos de se relacionar com os outros, o cinema e o mundo. Além disso, convocam o público a tomar parte no trabalho da imaginação inerente à experiência cinematográfica.

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Publicado

2024-07-27

Cómo citar

RAMALHO, Fábio. Formas da imaginação e usos desviantes da tecnologia no cinema brasileiro contemporâneo. Logos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/logos.2024.81460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/81460. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê "Amor da cabeça aos pés" (vol. 1): imagens flamejantes, comunicações incorporadas.