Performance e capital especulativo na música pop

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.70919

Palabras clave:

música pop, capital especulativo, performance, consumo.

Resumen

O artigo debate a intensificação de uma cultura de especulação sobre artistas musicais nas redes sociais digitais como traço fundamental do consumo da música pop. Aponta para a noção de capital especulativo como um ativo sobre o qual artistas musicais se movem no mercado musical e do entretenimento a partir do agenciamento de um regime performático autorreferente e codificado nas práticas de fãs. Evidencia que videoclipes seriam territorialidades dramáticas em que performances audiovisuais em rede conectam estratégias mercadológicas e de consumo cultural, apontando para rasuras ficcionais que colocam em cena dramas sociais na cultura pop. Postula-se que as metodologias de Estudos de Performance são fundamentais para enquadramentos analíticos e clivagens conceituais.

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Biografía del autor/a

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); coordenador do grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop), bolsista Produtividade em Pesquisa PQ-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA

Publicado

2023-03-21

Cómo citar

SOARES, Thiago. Performance e capital especulativo na música pop. Logos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/logos.2022.70919. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/70919. Acesso em: 4 jun. 2025.

Número

Sección

Fluxo Continuo