História de vida: um imbricado teórico-metodológico para uma comunicação cidadã em Lagoas do Norte para quem?

Autores/as

  • Sarah Fontenelle Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0003-4021-5260
  • Maria Angela Pavan Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Luan Matheus dos Santos Santana Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Kassandra Merielli Lopes Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62363

Palabras clave:

História de vida, Cidadania, Direito à Comunicação.

Resumen

Neste artigo, refletimos sobre a história de vida no imbricado teórico-metodológico do movimento Lagoas do Norte para Quem?, deslocando o olhar para saber quem são os moradores que lutam pelo corpo-território da Comunidade Boa Esperança, no Piauí. Para isso, percorremos o caminho de uma comunicação decolonial (VILLANUEVA, 2017), partindo da construção do conhecimento horizontal (BERKIN, 2019), com perspectivas na territorialização e ciência do comum (SODRÉ, 2002, 2006, 2015), atravessados pela história de vida (PINEAU; LE GRAND, 2012) e imersos em um direito à comunicação (HERRERA FLORES, 2009; GALLARDO, 2014). Na investigação, amparados pelas narrativas orais de histórias de vida (PERAZZO, 2015), nos dedicamos a estudar o site Museu da Boa Esperança. 

Biografía del autor/a

Sarah Fontenelle Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ppgem/UFRN). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Educomunicadora popular pela Plataforma Ocorre Diário. 

Maria Angela Pavan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e da Pós Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. maria.angela.pavan@ufrn.br 

Luan Matheus dos Santos Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

 Jornalista, doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFC (PPGCOM-UFC) e educomunicador popular pela Plataforma Ocorre Diário.

Kassandra Merielli Lopes Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ppgem/UFRN). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Publicado

2022-02-22

Cómo citar

Santos, S. F., Pavan, M. A., Santana, L. M. dos S., & Lima, K. M. L. (2022). História de vida: um imbricado teórico-metodológico para uma comunicação cidadã em Lagoas do Norte para quem?. Logos, 28(3), 176. https://doi.org/10.12957/logos.2021.62363

Número

Sección

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'