Como resistir o objeto - Pretas conjurações em “Experimentando Vermelho em Dilúvio”.

Autores/as

  • MARIA DE FATIMA Lima Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.61366

Palabras clave:

Palavras-chave, pretitude, performance preta, poética negra.

Resumen

 

 

A performance “Experimentando Vermelho em Dilúvio” (MATTIUZZI 2016), da artista Michelle Mattiuzzi, aponta múltiplas possibilidades de pensar corpas(os) negras(os) dentro/fora dos limites da violência que alicerça as vidas negras sob a égide do não ser (FANON, 2020) e da estreita relação entre escravidão/vidas negras/morte social (PATTERSON, 2008). Contrapondo-se a essa dimensão fatídica, a aposta consiste numa leitura da performance através do que Fred Moten (2020) configurou como a mercadoria/objeto que fala e, portanto, resiste. “Experimentando Vermelho em Dilúvio” é capaz de fazer ver e dizer uma dimensão performática que mistura sangue, dor, sons e nos arremessa naquilo que Denise Ferreira da Silva (2019) chama de Corpus Infinitum - o corpo da nativa/escrava selado pela fugitividade e conjuração do texto moderno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

MARIA DE FATIMA Lima Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antropóloga. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/IMS/UERJ. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus de Macaé onde coordena a disciplina Saúde e Comunidade 1. Tem experiência de pesquisa no campo das Ciências Humanas e Sociais em Saúde com ênfase em Antropologia e Sociologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, processo saúde/doença/cuidado, redes de atenção à saúde. Atualmente é tutora de um projeto no Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde - Pró Saúde - com o tema da mortalidade feminina por causas externas e com o mesmo tema no PET Vigilância em Saúde. Faz parte, como pesquisadora, do grupo de pesquisa "Rede Substitutiva em Saúde: racionalização e/ou desinstitucionalização do cuidado", atuando na linha de pesquisa " Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde"; do projeto de pesquisa” Observatório Nacional da Produção de Cuidado em diferentes modalidades à luz do processo de implantação das Redes Temáticas de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde: Avalia quem pede, quem faz e quem usa” e do projeto de pesquisa “Criação de Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e Educação em Saúde” - MCTI/CNPq/CT- Saúde/MS/SCTIE/Decit nº41/2013. è autora do livro em formato ebook " Corpos, Gêneros, Sexualidades - políticas de Subjetivação" publicado pela Editora Rede Unida.

Publicado

2022-05-24

Cómo citar

SANTOS, MARIA DE FATIMA Lima. Como resistir o objeto - Pretas conjurações em “Experimentando Vermelho em Dilúvio”. Logos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, 2022. DOI: 10.12957/logos.2021.61366. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/61366. Acesso em: 29 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'