Algumas imagens da ditadura civil-militar brasileira na Torre das donzelas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49189

Palabras clave:

Ditadura militar brasileira, Presídio Tiradentes, Documentário

Resumen

A História do Brasil, sobretudo em relação ao seu passado mais recente, gira em torno de disputas entre esquecimento e tentativas de preservação da memória. Geralmente, através de imagens de diversas naturezas, sempre conflituosas e que, deturpadas ao longo do tempo, vincularam-se muitas vezes a discursos que colocam em xeque, inclusive, as bases democráticas dessa sociedade sempre envolta em violências decorrentes de uma origem escravocrata e colonial. Diversas representações simbólicas, reproduzidas ao longo de sua história, contribuíram para enraizar algumas dessas práticas também em veículos de comunicação, destacando-se a internet e suas redes sociais. Nesse contexto, o filme Torre das donzelas (Susanna Lira, 2018) revela-se como uma inflexão ao suscitar reflexões através da retomada da memória, continuamente negada, do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Meire Oliveira Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) pela Universidade de São Paulo (USP). Docente colabora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

SILVA, Meire Oliveira. Algumas imagens da ditadura civil-militar brasileira na Torre das donzelas. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49189. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49189. Acesso em: 16 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'