Narrativas e imagens de corpos e subjetividades na mídia contemporânea: empatia e alteridade no jornalismo e na ficção seriada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.36170

Palabras clave:

Alteridade, Jornalismo, Telenovela

Resumen

Este texto propõe uma discussão sobre o potencial de gêneros e formatos midiáticos tradicionais – a telenovela e o jornalismo – como instrumentos de visibilidade, construção de empatia e revisão das imagens do outro, comunicando experiências de alteridade por meio de histórias de vida que enfatizam silenciamentos e o (não) lugar atribuído a esses sujeitos no espaço público, bem como aspectos de subjetividade e identidade sociocultural. Para isso, orientamo-nos pelos estudos culturais e pela análise do discurso e propomos a leitura crítica de dois conteúdos midiáticos contemporâneos: a produção da jornalista Eliane Brum a respeito de vítimas de contaminação por amianto, e a representação de uma transexual na teledramaturgia de Glória Perez. Ao fim, somos reconhecemos uma força revisionista nas narrativas contemporâneas de alteridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Elouise Budag, Fapcom e USJT

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Docente na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) e na Universidade São Judas Tadeu (USJT). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na ESPM. É integrante do grupo de pesquisa MidiAto (ECA-USP) e Juvenália (ESPM).

José Augusto Mendes Lobato, UAM e USJT

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero (SP). Professor na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e na Universidade São Judas Tadeu (USJT). É integrante do grupo de pesquisa MidiAto (ECA-USP).

Publicado

2019-02-05

Cómo citar

BUDAG, Fernanda Elouise; LOBATO, José Augusto Mendes. Narrativas e imagens de corpos e subjetividades na mídia contemporânea: empatia e alteridade no jornalismo e na ficção seriada. Logos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.12957/logos.2018.36170. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/36170. Acesso em: 25 may. 2025.